Lista histport

Mensagem

[Histport] Conferência - «Viver em Carnide nos séculos XVI e XVII» | 29 de fevereiro | 10:30 | Auditório Adriano Moreira | Entrada livre.

To :   histport@uc.pt
Subject :   [Histport] Conferência - «Viver em Carnide nos séculos XVI e XVII» | 29 de fevereiro | 10:30 | Auditório Adriano Moreira | Entrada livre.
From :   Secção de Arqueologia da SGL <sec.arqueologia.sgl@gmail.com>
Date :   Thu, 22 Feb 2024 11:14:24 +0000

cartaz_SA_SGL_29fevereiro2024_acm.jpg

Sinopse
«As notícias sobre a existência de silos medievais para guardar cereais no sítio de Carnide remontam ao início do século XX, mas foi só nos anos 80 que um pequeno conjunto de seis silos, localizado no Largo do Jogo da Bola, foi intervencionado arqueologicamente. Porém, foi só na segunda década do século XXI que se identificou então um número significativo destas estruturas negativas, tanto no Largo do Coreto como nas ruas e edifícios adjacentes.
No âmbito daquela intervenção de requalificação urbanística do Largo do Coreto, no extremo oeste daquele, foram também encontrados os vestígios da necrópole associada à Ermida do Espírito Santo, assim como algumas estruturas que deverão corresponder às fundações daquele templo. Por se encontrar devoluta, esta ermida, erguida no século XIII, foi demolida no século XIX.
O espólio arqueológico recuperado no interior dos silos é constituído acima de tudo por objectos cerâmicos, apesar de outras tipologias materiais estarem igualmente presentes, nomeadamente peças em vidro e diversos artefactos metálicos. Esta materialidade permite perceber que abandonada a sua função como celeiros, os silos terão sido utilizados como lixeiras a partir do final do século XVI e ao longo da primeira metade do século XVII.».

«Ana CaessaArqueóloga. Licenciada em História/ variante de Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1990) e Mestre em Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (1996). Técnica Superior em História e Arqueologia na Câmara Municipal de Lisboa, na Direção Municipal de Cultura entre 1996 e 2020) e na Direção Municipal de Urbanismo desde 2021.
Nuno MotaLicenciado em História/ variante de Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Técnico Superior (História e Arqueologia) na Câmara Municipal de Lisboa, na Direção Municipal de Cultura/ Departamento de Património Cultural (entre 2001 e 2021) e na Direção Municipal de Urbanismo/ Departamento de Espaço Público (desde 2021)
Tânia Casimiro. Licenciada em História - ramo científico (2003) e em Arqueologia (2004), ambas licenciaturas obtidas na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Em 2005 concluiu o mestrado em Artefact Studies na University College of London com distinção na sua tese. Em 2011 terminou o doutoramento em Arqueologia na Universidade Nova. Estuda a relação entre as pessoas e as coisas e como essa relação é fundamental na formação de identidade e ontologias globalizadas e glocalizadas.».
Carlos BoavidaLicenciado em História, variante Arqueologia e Mestre em Arqueologia. Arqueólogo e investigador independente há 17 anos. Membro da Associação dos Arqueólogos Portugueses, onde integra os órgãos sociais há 9 anos. Membro do Gabinete do Património Cultural do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central desde 2019.».

--
Presidência da Secção de Arqueologia
da Sociedade de Geografia de Lisboa
 
Rua das Portas de Santo Antão, 100
1150-269 Lisboa - Portugal
213425401 - 213464552

Mensagem anterior por data: [Histport] Amanhã | Sessão medieval on-line | “Um olhar sobre o castelo medieval de Lisboa”- Miguel Gomes Martins (GEO e IEM/FCSH-NOVA) | 22 de fevereiro às 18h Próxima mensagem por data: [Histport] Sábado - «'Ex-libris ante litteram'» | 15:00 | Entrada livre.
Mensagem anterior por assunto: [Histport] Conferência - 7 de Abril, 16h00 | Egipto Antigo. Próxima mensagem por assunto: [Histport] Conferência da CPHM | Thomas St. Clair: as campanhas da Guerra Peninsular nos quadros de um oficial do Exército Português