Lista histport

Mensagem

[Histport] "Parecer e Ser: Excursus Vital de D. António Paes Godinho, Bispo de Nanquim"

To :   "histport" <histport@uc.pt>
Subject :   [Histport] "Parecer e Ser: Excursus Vital de D. António Paes Godinho, Bispo de Nanquim"
From :   José D´Encarnação <jde@fl.uc.pt>
Date :   Mon, 29 Apr 2024 12:39:47 +0100

De: Henrique Albino Figueira <henriquefigueira79@gmail.com>
Enviada: 29 de abril de 2024 11:19

 

O livro, com chancela da ORIK - Associação de Defesa do Património de Ourique, é apresentado pelo prof. Vítor Encarnação, dia 4 de Maio (16h00) na Biblioteca Municipal de Ourique.

D. António Paes Godinho, bispo de Nanquim, nasceu em Santa Luzia, concelho de Ourique, em 1668, difundiu a laranja-da-china e trouxe os chineses para o Alentejo.

Trata-se da novíssima obra do historiador, profundo trabalho de investigação que traz para a ribalta uma das mais influentes personalidades do Portugal do tempo de D. João V. Recusando o aparato mundano dos prelados da sua época, este bispo faz parte do nosso imaginário colectivo e influenciou também as relações com a China, entre muitos outros traços que contribuíram para lhe perpetuar a memória entre os contemporâneos.

O autor confessa que desde há muito a misteriosa figura de Paes Godinho o intrigava, «um bispo de Nanquim que as circunstâncias da política internacional do tempo do imperador Kangxi impediram de chegar à China, mas que trouxe o Extremo-Oriente até ao Alentejo». Sublinha que se trata «de uma personalidade quase mítica da história de terras como Santiago do Cacém, Viana do Alentejo ou Mafra, para não falar da aldeia onde nasceu, Santa Luzia, hoje no concelho de Ourique; no entanto, a sua existência foi bem palpável e deixou fortes marcas.»

A ORIK congratula-se pela oportunidade de poder editar a biografia de D. António Paes Godinho, percorrendo o caminho que nos propusemos trilhar: divulgar a história local do concelho de Ourique. A obra conta com um conjunto alargado de apoios institucionais – onde sobressai o Alto Patrocínio do Presidente da República - e empresariais.

Resumo da Obra
No ambiente de claridades e sombras da vida religiosa do Portugal joanino, objecto de ramificações políticas e sociais, brilha D. António Paes Godinho, 3.º bispo de Nanquim, figura com um percurso singular, marcado pelo empenho apostólico, desapego da autoridade, inclinação contemplativa e fidelidade às origens. Transparecem nisto traços da espiritualidade coeva, tocada pela complexa trama das relações entre a Igreja e o poder. Não faltam reflexos de uma idiossincrasia própria da realidade alentejana.

Licenciado e mestre pela Universidade de Évora, continuou os estudos, já presbítero, na de Coimbra. Interrompeu-os para serviço da Arquidiocese de Évora, como cura em Alvito e, depois, como confessor e vigário do mosteiro de Jesus, em Viana do Alentejo. Em 1716, foi escolhido para a Diocese de Nanquim onde não exerceu. O difícil relacionamento entre a China e a Santa Sé, com Portugal e França de permeio, na sequência da Querela do Ritos, não o consentiu. Em 1720, renunciou ao bispado. Tornou ao Alentejo onde se fez provisor da Arquidiocese de Lisboa Oriental. Aí integrou o Conselho do Rei. Em 1730 sagrou a basílica de Mafra.

Livre de tarefas áulicas, a seu pedido, teve no Alentejo, de novo, o lugar predilecto. Em Santiago do Cacém, na quinta de Olhos Bolidos, estabeleceu um jardim, recheado de espécies exóticas e com uma casa de fresco, a «chinesa». Nunca podendo alcançar o Oriente – devido à controvérsia causada pela célebre Querela dos Ritos –, fê-lo vir às terras de Cacém onde acolheu seminaristas chineses e fomentou a introdução da «laranja-da-china». Passou os últimos anos nas suas «casas nobres» de Viana, a localidade, de todas aquelas em que viveu, que mais estimou. Aqui faleceu, em 1752, com fama de santidade, não sem ter tido que enfrentar a sanha persecutória da Inquisição, devido ao seu perfil espiritual e humanista, pouco afim às práticas do alto clero da época.

Como adquirir o livro:
Contactos através do blogue da ORIK: associacao-orik.blogspot.com, onde o livro estará à venda a partir de 4 de Maio.

Attachment: Capa.jpg
Description: JPEG image

Attachment: Convite.jpg
Description: JPEG image


Mensagem anterior por data: [Histport] Novo número de Tourism and Hospitality International Journal Próxima mensagem por data: [Histport] II ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DAS LAJES DO PICO
Mensagem anterior por assunto: [Histport] "Os clichés da Foto Melo: contributos para uma história da fotografia em Cabo Verde" Próxima mensagem por assunto: [Histport] "Peregrinação pelas Igrejas de Lisboa"