Lista histport

Mensagem

[Histport] Faleceu Lino Rodrigo

To :   "museum" <museum@ci.uc.pt>, "histport" <histport@uc.pt>, "archport" <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Histport] Faleceu Lino Rodrigo
From :   José D´Encarnação <jde@fl.uc.pt>
Date :   Thu, 21 Aug 2025 12:03:05 +0100

         É com a maior consternação que soube, há momentos, a notícia do súbito falecimento, ontem, do Dr. António Lino Rodrigo, exactamente na véspera do dia do seu 80º aniversário.

         Elevo uma prece pelo seu eterno descanso e apresento os mais sentidos pêsames à sua família, especialmente à viúva e ao filho Marcelo.

         Antigo aluno salesiano do Estoril, onde foi meu condiscípulo, Lino Rodrigo fez a sua vida profissional na TAP, nomeadamente como comissário de bordo. Na revista da TAP assinou artigos ligados ao Património Cultural.

Primava pela atenciosidade, competência e enorme brio profissional, qualidades servidas sempre por enorme discrição.

Nas horas vagas, começou a dedicar-se à Museologia e, de modo especial, à Etnologia, sobretudo após a aposentação, tendo feito equipa, por diversas vezes, com o Dr. Miguel Pessoa, na medida em que partilhou com ele o entusiasmo pela villa romana do Rabaçal (Penela). Recordo, de momento, uma das publicações conjuntas: Catálogo. Espaço-Museu Villa romana do Rabaçal, Câmara Municipal de Penela, 2004. Mas outras lhe ficamos a dever: 

Itinerário de Vergílio Correia (1888-1944) expresso no seu arquivo de fotografias em chapa de vidro / Miguel Pessoa, Lino Rodrigo. 2016

Conímbriga: memórias de hoje e de ontem / coord. Miguel Pessoa, Lino Rodrigo. 2017.

Actas do Colóquio História, Arte, Arqueologia, Geografia e Etnografia. IV Jornadas de Valorização do Património Cultural e Natural de Condeixa-a-Nova: coord. Miguel Pessoa, Lino Rodrigo. Condeixa-a-Nova: Centro de Estudos Vergílio Ferreira, 2018.

Natural de Janes, uma aldeia saloia na freguesia de Alcabideche (Cascais), sita nas faldas da Serra de Sintra, Lino Rodrigo foi um dos defensores da arquitectura saloia e, tendo herdado uma casa com essas características, além de a ter restaurado segundo a traça original, incitou os vizinhos a fazerem o mesmo. Sócio da colectividade local, a Sociedade de Instrução e Recreio de Janes e Malveira, não regateou esforços para que aí se guardassem alfaias agrícolas de outrora, constituindo assim um pequeno museu da ruralidade local.

Oportunamente se darão informações acerca das exéquias, previstas para amanhã ou depois, em Alcabideche.

 

                                               José d’Encarnação

 

 

 

        


Mensagem anterior por data: [Histport] Exposição Faiança de Alcobaça a Potes, Comemorativa dos 150 anos da Loiça em Alcobaça, de 15-08-2025 a 07-09-2025 a decorrer em lojas do Centro Histórico de Alcobaça Próxima mensagem por data: [Histport] Exéquias de Lino Rodrigo
Mensagem anterior por assunto: [Histport] Faleceu Fernando Paulouro Próxima mensagem por assunto: [Histport] Faleceu Manuel Maia