Lista museum

Mensagem

[Museum] A Cidade Global.

To :   museum <museum@ci.uc.pt>
Subject :   [Museum] A Cidade Global.
From :   Manuel de Castro Nunes <arteminvenite@gmail.com>
Date :   Mon, 6 Mar 2017 11:59:14 +0000

''A Cidade Global era como um centro comercial no Século XVI.''
É uma das expressões com que podemos sintetizar o modo propangadístico com a exposição que decorre no Museu Nacional de Arte Antiga.
Um debate lúcida deve sem dúvida prosseguir. O que para nós continua em causa é a Cidade Global. O que é uma Cidade Global?
O conceito tem uma história, uma função, um itinerário retórico e um contencioso.
Em minha opinião, a questão foi desfocada ao centrar-se na ''autenticidade'' dos quadros, que é exactamente o terreno mais escorregadio. Os quadros são autênticos, estão, neste momento, no Museu Nacional de Arte Antiga, bem visíveis para quem pague o bilhete. Na verdade, há muito de invisível nos quadros, estão pendurados na parede, protegidos por um vidro. Sendo sem dúvida autênticos, como objectos expostos, pouco se sabe acerca do que são. São antigos, eu também, tenho sessenta e seis anos cumpridos.
A questão que se impõe é sem dúvida a Cidade Global.

Deixo a minha primeira contribuição.

https://pt.scribd.com/document/340913070/A-Cidade-Global-em-dois-quadros-e-meio

http://culturanacidadeglobal.blogs.sapo.pt/a-cidade-global-em-dois-quadros-e-meio-268



--
Manuel de Castro Nunes

Mensagem anterior por data: [Museum] 15 de Março | 17h45 | "O Fosso-átrio do Carrascal 2 (Porto Torrão, Ferreira do Alentejo): um caso particular nas práticas funerárias calcolíticas" | Entrada livre Próxima mensagem por data: [Museum] Impronuncialismo: apresentação das obras GΏЏИ e PHYSENCODING
Mensagem anterior por assunto: [Museum] Acesso Cultura 2013-2016: o que mudou? Próxima mensagem por assunto: [Museum] A Cidade Global no MNAA