Lista museum

Mensagem

[Museum] Adeus, Lita

To :   museum <museum@ci.uc.pt>, archport <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Museum] Adeus, Lita
From :   Luís Raposo <3raposos@sapo.pt>
Date :   Thu, 27 Apr 2017 16:19:22 +0100

O comunicado da equipa do MNA hoje divulgado diz tudo o que deve ser dito.
Mas ainda há dias falava com colega sobre os equívocos que existem naqueles que pensam que os museus se fazem apenas com graduados superiores. Nada de mais errado como por exemplo o ICOM desde a sua inicial criação sempre enfatizou, abrindo a porta a todos.
A Lita está neste caso de profissional de museus de mão cheia que nunca precisou de formação superior para ser superior na formação, profissional e humanamente falando.
Perdoe-se, pois, a fraqueza de dar também neste forum conta do testemunho pessoal que deixei no Facebook do GAMNA.
LRaposo


Adeus, Lita

Tomei conhecimento à entrada de voo para Bruxelas , onde me encontro agora, da fatídica notícia do falecimento da Lita. Transmitiu-ma o Dr. António Carvalho, que teve também a gentileza de me ler e pedir opinião sobre o emotivo comunicado de toda a equipa do MNA, o qual entretanto foi já divulgado.
É difícil descrever o choque profundo que senti. Os Amigos do MNA podem talvez avaliá-lo porque sabem como a Lita foi desde sempre o coração pulsador de praticamente tudo o que o GAMNA fez desde a sua criação há quase duas décadas.
A Lita foi e permanece em mim como a mais competente, abnegada e também leal e discreta colega de trabalho que tive em toda a minha já muito longa carreira de servidor público. Ninguém, nem mesmo eu, pode plenamente avaliar o que o MNA lhe deve, porque daquilo que ela profissionalmente foi, cada um sabe apenas partes.
Mas, para além da funcionária pública, a Lita foi sobretudo uma pessoa boa, generosa e solidária, que a todos inspirava. Constitui um privilégio podermos na vida encontrar pessoas assim. São os Santos daqueles que não tendo a Graça da fé no Além, a si mesmos se obrigam  a contentar com as grandezas do Aquém.
Com o imenso pesar da minha ausência no último adeus, onde a companheira de já mais de dois terços da minha vida estará pelos dois, envio sentidos pêsames à família e em especial ao filho e marido, o nosso também bom companheiro Luís Filipe.
Luís Raposo


Mensagem anterior por data: [Museum] XIII Encontro Cultural de São Cristóvão de Lafões Próxima mensagem por data: [Museum] FÁTIMA - Trabalhos criativos das crianças sobre as Aparições de 1917
Mensagem anterior por assunto: [Museum] A Cor dos Refugiados Próxima mensagem por assunto: [Museum] Adieu, Jacques Tixier