Lista museum

Mensagem

[Museum] Em Mérida, uma exposição sobre a Mulher na Antiguidade a inaugurar, amanhã, por uma Mulher da actualidade!

To :   "archport" <archport@ci.uc.pt>, "museum" <museum@ci.uc.pt>, "histport" <histport@ml.ci.uc.pt>, "porras" <pporras@der.ucm.es>
Subject :   [Museum] Em Mérida, uma exposição sobre a Mulher na Antiguidade a inaugurar, amanhã, por uma Mulher da actualidade!
From :   José d'Encarnação <jde@fl.uc.pt>
Date :   Wed, 5 Jul 2017 19:40:56 +0100

         Divulgara eu, ontem, terça-feira, 4 de Julho, às 11:24 h, ainda a partir de Londres, através da archport, a notícia da inauguração, amanhã, dia 6, no Museu Nacional de Arte Romano, de Mérida, a exposição temporária «MULIERES. Mujeres en Augusta Emerita».

Recebi agora, já em Portugal, a notícia, que a todos os arqueólogos portugueses – e não só, estamos certos – agradará saber, de que a Doutora Trinidad Nogales Basarrate acaba de suceder a seu marido, o Doutor José María Álvarez Martínez, na direcção do Museu Nacional de Arte Romano, de Mérida. Ou seja, por um destes saborosos caprichos do Destino (para quem nele acredita, eu não!...), a exposição MULIERES vai ser inaugurada por… uma mulher!

         Agradeço ao Dr. António Carvalho, director do Museu Nacional de Arqueologia, a gentileza que teve para comigo ao apressar-se a dar-me a notícia, sabendo da Amizade que nos une tanto à Doutora Trinidad como a seu marido; e não posso deixar de, com a devida vénia, fazer minhas as suas palavras e saudações, transcrevendo o que quis partilhar com os membros das listas archport, museum e histport (a que acrescento o fórum histanmeder@ucm.es dirigido pelo Doutor Pedro Andrés Porras Arboledas).

         E também em meu nome pessoal formulo para a nova directora os votos das maiores felicidades na nova empresa que ora tem entre mãos.

 

                                                                                              J. d’E.

 


De: Antonio Carvalho [mailto:antoniocarvalho@mnarqueologia.dgpc.pt]
Enviada em: quarta-feira, 5 de Julho de 2017 18:09
Assunto: RE: [Archport] Exposición Temporal MULIERES. Mujeres en Augusta Emerita

 

Prezado Professor Doutor José d'Encarnação

 

E a propósito de "Mulheres em Augusta Emerita"! Esta exposição será já inaugurada amanhã pela nova Directora do Museu!

 

Como foi ontem publicado no Boletim Oficial do Estado espanhol, a Professora Doutora Trinidad Nogales Basarrate é a nova Directora do Museu Nacional de Arte Romano, tendo vencido o concurso público para o lugar de Direcção, deixado vago na sequência da aposentação (por limite de idade)do Professor Doutor D. José María Álvarez Martinez, após mais de trinta anos de serviço público dedicado intensivamente à arqueologia emeritense e ao Museu. Um grande amigo de Portugal e a quem a Arqueologia portuguesa é grata.

 

O seu curriculum vitae dispensa qualquer apresentação.

 

A sua nomeação é uma boa notícia para o Museo Nacional de Arte Romano de Mérida, para a museologia e para a investigação arqueológica em Espanha, mas também para a Arqueologia portuguesa. Aliás, é mesmo uma boa notícia para Portugal.

 

Com a sua designação, Mérida continuará a ser um local central em Espanha em matéria de investigação em Arqueologia, constituindo-se como uma excelente plataforma de transferência de conhecimento entre investigadores de vários países, nomeadamente também com a comunidade arqueológica nacional.

 

Para os muitos portugueses que todos os anos visitam aquele Museu - o Museu Nacional espanhol mais próximo de Portugal, recordo - é certamente também uma boa notícia visto que a qualidade do programa expositivo, educativo e de extensão cultural que será oferecido se vai manter e incrementar.

 

Gostaria de manifestar, enquanto actual Director do Museu Nacional de Arqueologia, mas também a título pessoal, como seu amigo e colaborador em tantos projectos, o enorme contentamento que sinto, e enfatizar o grande significado desta nomeação.

 

Creio que este sentimento é partilhado pelos colegas portugueses.

 

Junto link com uma notícia de periódico de Mérida:

 

 

Pedia-lhe pois a divulgação desta notícia nas listas que administra.

 

Um abraço muito amigo,

 

António Carvalho


Sem vírus. www.avast.com

Mensagem anterior por data: [Museum] Património: obrigatório nos conteúdos curriculares do Ensino Básico e Secundário Próxima mensagem por data: [Museum] o que acontece em julho
Mensagem anterior por assunto: [Museum] Em linha o Nº 6 da "O Ideário Patrimonial" Próxima mensagem por assunto: [Museum] Em meu entender, é um escândalo!...