Lista museum

Mensagem

[Museum] Vigilantes: Não são uma necessidade permanente do Serviços de Património no Estado?

To :   <museum@ci.uc.pt>
Subject :   [Museum] Vigilantes: Não são uma necessidade permanente do Serviços de Património no Estado?
From :   "PedroManuelCardoso" <mty@mail.tmn.pt>
Date :   Sun, 9 Jul 2017 16:03:06 +0100

 

Uma Carreira na Administração Pública para um Serviço que é, inquestionavelmente, uma necessidade permanente do Serviço de Património prestado à Sociedade não seria uma medida estrutural da Reforma da Política Pública de Património?

Começar pelas coisas concretas, e pela melhoria do que é básico e essencial, não é o caminho correto?

Não resolveria um problema que teima em prejudicar o Património que Portugal tem para mostrar? Não é um problema que prejudica a imagem de Portugal?

Estes profissionais (chame-se-lhes «Vigilantes», «Técnicos de Segurança e Informação», ou outro nome) não teriam um contributo muito importante para uma acessibilidade de qualidade dos Visitantes?

Um perfil que, para além da formação em segurança, exige a capacidade de comunicar com os Visitantes que falam diferentes línguas, e exige uma interligação com os objetivos de cada curadoria e da coleção permanente.

Esta não seria uma medida estrutural para qualificar o Património sedeado em Portugal?

Paliativos e medidas avulsas são o apanágio de uma Política de Património fraca e incompetente.

Porque os Deputados, a Assembleia da República, e os Governos até agora não tiveram capacidade para resolver, de forma consistente e perene, este problema que afeta o Património há tanto tempo? Acharão que poupam mais com o prejuízo que este problema causa a Portugal e ao seu Património?

Pedro Manuel-Cardoso

 


Mensagem anterior por data: [Museum] Inauguração da exposição de Pintura “CORES DE FADO” de Celeste Rodrigues - Galeria da Vila Medieval de Ourém Próxima mensagem por data: [Museum] JULHO NO MUSEU DE LISBOA | Boletim
Mensagem anterior por assunto: [Museum] VIAJAR PELO MUNDO - Chá com Arte - FÁTIMA Próxima mensagem por assunto: [Museum] VII CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INMIGRACIÓN, INTERCULTURALIDAD Y CONVIVENCIA