Lista museum

Mensagem

[Museum] BOLETIM - JULHO/AGOSTO 2017

To :   "museum" <museum@ci.uc.pt>, "archport" <archport@ci.uc.pt>, "histport" <histport@ml.ci.uc.pt>
Subject :   [Museum] BOLETIM - JULHO/AGOSTO 2017
From :   José d'Encarnação <jde@fl.uc.pt>
Date :   Tue, 11 Jul 2017 15:12:00 +0100

Title: BOLETIM - JULHO/AGOSTO 2017

 

MNA Digital: Boletim n.º 36

Problemas a visualizar?
Veja este e-mail no seu browser

Tweet

Encaminhe

 

 

A Biblioteca está aberta de segunda a sexta, entre as 10h00 e as 17h00. 

O seu catálogo bibliográfico encontra-se disponível na página da rede de bibliotecas da DGPC e pode contactar o serviço através do endereço de e-mail biblioteca@mnarqueologia.dgpc.pt.

 

 

Um Museu. Tantas Coleções! Testemunhos da Escravatura. Memória Africana" em 360º e com uma pequena visita guiada por uma das comissárias, Lívia Cristina Coito. O vídeo está disponível aqui, no sítio do jornal Público.

Pode ainda descobrir o MNA, bem como outros museus, em Registo de Museus Ibero-Americanos. Esta plataforma resulta de um projeto do Programa Ibermuseus que tem como objetivo dar a conhecer estas instituições e a sua diversidade no panorama ibero-americano.

 

Extramuros

 

Entrega dos prémios APOM

No passado dia 9 de Junho, em cerimónia pública muito participada realizada no Museu Nacional Soares dos Reis, no Porto, a exposição internacional "Lusitânia Romana. Origem de dois Povos / Lusitania Romana. Origen de dos Pueblos", co-organizada pelo Museu Nacional de Arqueologia e pelo Museu Nacional de Arte Romano (Mérida, Espanha), foi premiada pela APOM - Associação Portuguesa de Museologia, nas seguintes categorias:

Prémio "Catálogo" - Para o catálogo editado em português. Com revisão de texto e bibliografia por Lívia Cristina Coito, entre outras, concepção gráfica de FBA e produção da IN-CM.

Prémio "Transporte de Património" - Para a circulação de bens culturais entre os Museus Nacionais de Mérida, Lisboa e Madrid e as quase vinte instituições emprestadoras. Esta operação teve como “courier” oficial Ana Isabel Santos e envolveu empresas de transporte como a ITERARTIS e a SIT. A escolta policial foi realizada em Portugal pela Polícia Judiciária e em Espanha pela Polícia Nacional.

Menção Honrosa "Projecto Internacional" - Para o conceito da exposição e para o consórcio de instituições de Portugal e Espanha reunidas para esse fim.

Menção Honrosa "Inovação e Criatividade" - Para os áudio-guias produzidos pela empresa Yourpodcast, a partir de textos adaptados por Isabel Inácio, e com destaque para a locução em latim de Mário Silva, do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
  
Estas quatro distinções vêm reconhecer um importante trabalho realizado intensivamente entre 2013 e 2016 - mas que é reflexo de uma actividade de décadas -  desenvolvido por um comissariado científico de investigadores portugueses e espanhóis, um conjunto de autores e técnicos de cinco países e por parte de instituições de Portugal e Espanha que constituíram um consórcio para realizar esta exposição, que se assumiu como um verdadeiro “estado da arte” relativamente ao actual conhecimento sobre a Lusitânia Romana.

Recorde-se que a exposição teve como Comissários Científicos o Prof. Doutor José María Álvarez Martínez, Director do Museo Nacional de Arte Romano, o Prof. Doutor Carlos Fabião, da Faculade de Letras da Universidade de Lisboa, a Profª Doutora Trinidad Nogales Basarrate, também do Museo Nacional de Arte Romano, além do signatário.

Aproveitamos assim a oportunidade, uma vez mais, para agradecer a confiança, o apoio e o empenho de todos - investigadores, técnicos, museus, universidades, empresas e demais instituições, - que estiveram envolvidos na organização desta importante exposição internacional.

 

 

 

 

Festa do Património

O MNA juntou-se à primeira edição da Festa do Património, que decorreu no passado dia 1 de julho no Palácio Nacional da Ajuda. O evento ao ar livre juntou, nos espaços circundantes ao palácio, bancas de artesanato e ateliês. O MNA esteve presente com o seu ateliê de Conservação e Restauro, dinamizado pela equipa do Laboratório, com um ateliê de cinzelagem, dinamizado pela equipa do Serviço Educativo e de Extensão Cultural, e um ateliê dedicado à Escrita do Sudoeste, dimanizado pelos Clubes de Arqueologia em conjunto com o Projeto Estela.

 

Pode ver também o vídeo da Direção-Geral do Património Cultural aqui.

 

Ciência 2017

Decorreu entre os dias 3 e 5 de julho, no Centro de Congressos de Lisboa, o Encontro Ciência 2017 que se destina a promover o debate alargado dos principais temas e desafios da agenda científica, juntando investigadores, outros sectores e atores da sociedade em geral.

Entre os diversos temas debateu-se também a "Cultura e Património Cultural" e ideias em torno de Laboratórios Colaborativos, que juntam o sector empresarial à investigação mas também à cultura, com o objetivo de gerar valor económico e social. Em breve serão publicitadas as candidaturas no âmbito da criação destes Laboratórios Colaborativos.

 


Sem vírus. www.avast.com

Mensagem anterior por data: [Museum] Lisboa Story Centre | Férias Criativas - Boletim de julho de 2017 . July 2017 newsletter Próxima mensagem por data: [Museum] AMANHÃ (12 julho) | SESSÃO DE HISTÓRIA LOCAL | MUSEU NOGUEIRA DA SILVA
Mensagem anterior por assunto: [Museum] Boletim Informativo - O Mirense 34 Próxima mensagem por assunto: [Museum] Bolsas ICOM Portugal