Lista museum

Mensagem

[Museum] Porquê? Porque faltam em Portugal essas Exposições?

To :   <museum@ci.uc.pt>
Subject :   [Museum] Porquê? Porque faltam em Portugal essas Exposições?
From :   "PedroManuelCardoso" <mty@mail.tmn.pt>
Date :   Wed, 30 Aug 2017 00:39:02 +0100

 

            A Arte e a Antropologia estão a proporcionar novos tipos de Exposição nos países mais desenvolvidos tecnologicamente. Parece haver uma necessidade de questionamento do Fazer (Arte) e do Humano (Antropologia) que compele tanto quanto o impulso para essa novidade e transformação (física e biotecnológica).

            São Exposições ousadas e desafiantes. Em redor de temas e problemas que questionam o presente e o futuro do nosso viver coletivo. Que prescindem cada vez mais do poder imperial e colonialista do design e da arquitectura sobre o Património. Que abrem nos museus um novo espaço de trabalho. E obrigam os Profissionais do Património (patrimólogxs, museólogxs, curadores, mediadores, arquivistas, documentalistas, bibliotecárixs, conservadores, e outros) a um novo posicionamento e a uma nova interdisciplinaridade.

            Quando relemos as revistas Museum News (da Associação Americana de Museus) e Museum International (do ICOM) publicadas entre 1987 e 1997 em busca dos antecedentes desta Mudança encontramos mais do que seria de supor. Nessa altura eram opiniões e projeções consideradas fantasiosas e desligadas da «realidade prática». Hoje, porém, a fantasia pertence a quem ficou preso nesse realismo prático de antanho.

            Porque em Portugal, nos referidos museus de arte e de antropologia, não ocorre esse tipo de Exposições? Será porque não temos o mesmo desenvolvimento científico e tecnológico? Os departamentos de letras e de ciências sociais e humanas das universidades portuguesas, que deram um valioso contributo nos anos 80 e 90 do século passado, terão desistido de desenhar a interpretação do Fazer Humano nas expografias atuais?

Talvez a razão para esta ausência esteja algures, noutro tipo de inércia que escapa.

Pedro Manuel-Cardoso

 


Mensagem anterior por data: [Museum] Museu de Lisboa - Teatro Romano: Hora de Baco Próxima mensagem por data: [Museum] Conferência "São Paulo: da dessacralização da arquitetura à dinâmica dos bens móveis"
Mensagem anterior por assunto: [Museum] Por favor, faça você mesmo! Próxima mensagem por assunto: [Museum] Porque a DGPC ou um Museu não ajudam a fazer a Exposição POR EM CÓDIGO?