Mapeando o manifesto
Democracia Cultural, Comunidade e Território
15 de Abril, às 18h30, no Zoom
Com interpretação em Língua Gestual Portuguesa
Convidados: ondamarela, António Pedro Lopes, Joana Fernandes
Moderação: Maria Vlachou
Caros colegas e amigos,
A Acesso Cultura é membro do grupo Periferias Centrais, criado em 2018. A reflexão, o debate e a partilha de ideias, de práticas e de experiências em torno das políticas, da acessibilidade e da democracia cultural são essenciais à nossa actividade. Quatro vezes por ano, teremos um debate com convidados externos ao grupo, mapeando os vários pontos do nosso manifesto.
Este primeiro debate centrar-se-á nas ideias de comunidade, território e democracia cultural, no seguimento da entrevista realizada com a ondamarela e publicada no nosso blog.
Que práticas poderão levar a novas centralidades? Que visão temos do território? O que é comunidade? Que responsabilidade assumimos quando desenhamos estratégias para um território, para uma comunidade?
O debate será também gravado e disponibilizado pelo Coffeepaste no dia 19 de Abril, em formato podcast.
Recrutar para a inclusão
20 de Abril, às 18h30, no Zoom
Com interpretação em Língua Gestual Portuguesa e legendagem em português
O nosso curso “Diversidade e Inclusão”, que já teve três edições desde Dezembro 2020, gerou um debate rico e profundo sobre persistentes mentalidades e práticas de exclusão no sector cultural. Uma das questões que mais interrogações provocou é aquela dos processos de recrutamento. Como podemos passar das palavras (“São bem-vindas candidaturas de todas as pessoas, independentemente de…”) à prática? De que forma podemos criar contextos de trabalho realmente inclusivos? Experiências recentes em Portugal (no Teatro Nacional D. Maria II e no Alkantara), mas também passos muito significativos noutros países (como é o caso da Pinacoteca de São Paulo, no Brasil) indicam que algumas organizações culturais procuram activamente respostas.
Contaremos com a participação de Mila Chiovatto e Gabriela Aidar, da Pinacoteca de São Paulo.
|