Lista museum

Mensagem

[Museum] AGENDA Castelo de São Jorge | AMARAMÁLIA 2020

To :   "museum" <museum@ci.uc.pt>
Subject :   [Museum] AGENDA Castelo de São Jorge | AMARAMÁLIA 2020
From :   <jde@fl.uc.pt>
Date :   Tue, 31 Aug 2021 15:08:31 +0100

Title: AGENDA Castelo de São Jorge | AMARAMÁLIA 2020

 

setembro

 

Descrição da imagem: logótipo do Castelo de São Jorge

AMARAMÁLIA 2020
no
Castelo de São Jorge



“O fado nasceu a bordo, aos ritmos infinitos do mar, nas convulsões dessa alma do mundo, na embriaguez murmurante dessa eternidade da água.” 

Pinto de Carvalho in História do Fado   
 

 

Descrição da imagem: fotografia a preto e branco de 8 bailarinos em pé e direitos. 6 dos bailarinos estão de perfil, uma bailarina está de costas e um bailarino de frente para o observador. As bailarinas estão descalças e os bailarinos calçados.

 

As hipóteses sobre a origem do Fado são muito diversas. Para uns, as suas raízes estão no Oriente, para outros nas canções dos escravos levados para o Brasil que cantavam ao ritmo murmurante do oceano. Gosto da imagem nostálgica de um Fado nascido em alto mar. Mas, enquanto coreógrafo, o que me seduz é sobretudo a emoção e a força dramática com que
chegou até nós na voz divina de Amália.

Neste ano em que se celebram os cem anos do nascimento de Amália Rodrigues, não podia deixar de me associar a estas tão merecidas comemorações com (...) uma obra que marcou
uma fase tão importante da minha carreira.

AMARAMÁLIA começará como uma projeção imaginária, uma cerimónia sem tempo e personagens definidas. O seu espaço tanto poderá ser a geometria obscura das vielas e tabernas de Lisboa — na sua penumbra habitada —, como uma janela debruçada sobre a claridade de um lugar sem nome.   

O que principalmente me move ao abordar esta nova obra é prestar uma homenagem sincera a essa extraordinária e inesquecível Artista que tornou o fado universal e orgulho do nosso povo.

 

Vasco Wellenkamp 

 

10 e 11 de setembro

21h30 | M/6

Entrada livre, sujeita à lotação do espaço, com levantamento do bilhete no próprio dia até 15 minutos antes do início do espetáculo, no limite de dois por pessoa. Não se aceitam reservas.

 

Descrição da imagem: fotografia de dois bailarinos. A bailarina está de costas, apoiada na perna direita e com a perna esquerda esticada com a ponta do pé a tocar no chão, o braço direito está caído sobre o corpo e o braço esquerdo levantado e a tocar numa estante. O bailarino está em cima de uma mesa que se encontra em frente à estante, está em equilíbrio na perna esquerda, com a perna direita levantada num ângulo de 90 graus e com o pé direito a tocar na estante, e com o tronco e os braços deitados para trás, com o peito virado para cima, perfazendo uma amplitude de 180 graus relativamente à perna direita. A bailarina tem um vestido e o bailarino veste umas calças encarnadas e está em tronco nu.

Coreografia
Vasco Wellenkamp 
Consultor dramatúrgico
Daniel Gorjão 
Ensaiadora
Cláudia Sampaio 
Música
Fados cantados por Amália Rodrigues 
Cenografia
Luís Santos e Wilson Galvão 
Assistente de Cenografia
Samuel Garcia 
Figurinos
Teresa Martins 

Descrição da imagem: em primeiro plano vemos três bailarinos em tronco nu, em que dois dos bailarinos elevam o terceiro. No fundo da imagem vemos mais dois bailarinos que observam o trio. A bailarina está sentada e o bailarino de pé.

 

Descrição da imagem: em primeiro plano três bailarinos, dois homens e uma mulher. Um dos homens está de joelhos com o peito virado para cima, a mulher, em equilíbrio na perna direita, tem o peito sobre o peito do homem, os braços esticados para a frente e a perna esquerda levantada perfazendo um ângulo de 180 graus relativamente à perna direita. O segundo homem está de frente para os outros dois, junto deles, com as pernas ligeiramente dobradas, com o tronco inclinado para a esquerda e com o braço direito levantado. Em segundo plano, ao fundo à esquerda, vemos um homem sentado de costas para o observador.

Bailarinos
Carlos Silva, Francisco Ferreira, Ísis Magro de Sá, Maria Mira, Miguel Santos, Ricardo Henriques, Rita Baptista, Rita Carpinteiro, Sara Casal, Tiago Barreiros 
Bailarina estagiária
Beatriz Mira 

 

Descrição da imagem: grupo de 5 bailarinos, todos de pernas afastadas, uns em equilíbrio na perna esquerda e outros na perna direita, com os troncos inclinados sobre a perna em que estão apoiados e os braços levantados em V.

 

Produção
Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo  
Apoio ao Espetáculo AMARAMÁLIA 2020
Fundação Calouste Gulbenkian 
Apoio
República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes
Câmara Municipal de Lisboa  

Principal Parceiro da CPBC
Allianz Portugal 
Apoio às digressões
RHmais 
Fotografias
João Costa 










Mensagem anterior por data: [Museum] Peça teatral «Agamémnon – Trilogia da Guerra», de Jaime Rocha | De 2 setembro a 9 de outubro Próxima mensagem por data: [Museum] A riqueza da nossa língua
Mensagem anterior por assunto: [Museum] AGENDA Castelo de São Jorge | agosto para os mais novos e famílias Próxima mensagem por assunto: [Museum] AGENDA Castelo de São Jorge | julho para os mais novos e famílias