Sinopse da conferência
A criação da Ordem da Legião de Honra, em 1802, pelo 1º Cônsul Napoleão Bonaparte, marcou uma verdadeira cissão com as práticas do Antigo Regime e acabou por dar forma a quase todas as atuais ordens honoríficas, nomeadamente à portuguesa Ordem da Torre e Espada, quando recriada em 1832. A Legião de Honra teve um papel relevante como instrumento diplomático durante o I Império, realçando-se toda uma série de trocas de grã-cruzes ocorridas entre Napoleão e os vários soberanos europeus (incluindo com o Príncipe Regente D. João) e cujas insígnias os Marechais e os Grandes do Império passaram a ostentar orgulhosamente. Serviu ainda esta nova mas prestigiada Ordem honorífica francesa para premiar os militares portugueses da Legião Portuguesa que acompanharam o Grand Armée até à Rússia, e que serão lembrados. Serão ainda apresentadas outras Ordens coevas criadas pelos familiares do clã Bonaparte elevados a chefes de Estado, e que serviram para tentar legitimar a sua autoridade régia e garantir partidários, e cujas insígnias são raras, pois tiveram poucos anos de existência.
Breve nota curricular do conferencista
Académico Fundador e Secretário-Tesoureiro da Academia Falerística de Portugal e Editor do seu Boletim Pro Phalaris; Membro de várias associações estrangeiras de Falerística; Académico Correspondente da Academia de Marinha.
Durante 10 anos foi Oficial de Artilharia do Exército. Colecionador de condecorações, documentação, fotografia antiga e iconografia. Atualmente, além de continuar a fazer investigação histórica com vista à publicação de novos trabalhos editoriais nesta área, desempenha funções de Consultor de Falerística na Chancelaria das Ordens Honoríficas Portuguesas (Presidência da República) e é Consultor Científico do novo Museu do Tesouro Real (Palácio da Ajuda).
Entre várias monografias e muitos artigos de que é autor, destaca-se o livro “Ordens e Condecorações Portuguesas 1793-1824”, da Tribuna da História – vencedor do PRÉMIO DEFESA NACIONAL 2009, concedido pelo Ministério da Defesa Nacional.
________________________________
Mensagem anterior por data: [Museum] MMC-MN| Musas Festival das Artes de CONIMBRIGA| Concerto de encerramento TEMPUS - adiado: 29 de setembro| 21:00 | Próxima mensagem por data: Re: [Museum] [Archport] Faleceu Manuel Maia |
Mensagem anterior por assunto: [Museum] Alter do Chão recebe o “Triunfo da Primavera” | Próxima mensagem por assunto: [Museum] AMANHÃ - 'Um Museu para a Arte em Moçambique' | 15:00 | Auditório 'Adriano Moreira' & Zoom | Entrada livre. |