Segunda-feira é dia de Opinião patrimonio.pt. Hoje, ela vem de António João Cruz, do Instituto Politécnico de Tomar, que se debruça sobre a importância e a utilidade, por vezes inadequadamente assumida, da imagem:
«Uma das situações com que frequentemente me deparo e me causam alguma perplexidade é a contradição hoje existente entre a facilidade de se documentar fotograficamente o que se estuda e o mau uso e destino que se dá a essas imagens.
Nos estudos relacionados com o Património, nomeadamente na área da Conservação e Restauro, a documentação fotográfica é muito importante. Não porque uma imagem vale mais do que mil palavras, mas porque a imagem é um poderoso apoio para a descrição das obras, quer à escala das mesmas (numa perspectiva artística ou numa perspectiva técnica), quer numa escala microscópica (escala exclusiva das imagens técnicas obtidas com o recurso a métodos de exame e análise). A acessibilidade dos equipamentos (a começar pela máquina fotográfica que muitos permanentemente transportam no bolso, quando não na ponta dos dedos das mãos), a prontidão com que no presente, graças aos desenvolvimentos tecnológicos, se faz uma fotografia (basta carregar no botão) e a fácil e rápida circulação das imagens digitais que dessa forma se obtêm, pode-se imaginar que trouxeram notórias vantagens para o trabalho de documentação e para o uso dessas imagens nas situações que delas carecem.
No entanto, na realidade, isso não me parece tão evidente. (...)»
Todos os textos de Opinião patrimonio.pt aqui.
--
Facebook
YouTube
Twitter
Instagram
AVISO DE CONFIDENCIALIDADE: Esta mensagem e a
informação nela contida ou anexada são privadas e confidenciais,
encontram-se protegidas por segredo profissional e dirigem-se
exclusivamente ao seu destinatário.
A Spira informa que, no caso de ter recebido esta mensagem por
engano, a sua utilização, cópia, reprodução ou distribuição é
expressamente proibida. Caso não seja o destinatário desta
mensagem, agradecemos que informe o remetente com a maior
brevidade possível e elimine a mensagem sem ler, copiar,
duplicar, imprimir ou fazer qualquer outro uso do seu conteúdo.