[Museum] Os Serviços Educativos de Museus em uma era de protesto, por Denise Pollini || parceria patrimonio.pt/Acesso Cultura
A última sexta-feira do mês traz sempre um novo artigo em parceria com a Acesso Cultura. Hoje, ele vem de Denise Pollini, que foi coordenadora do Serviço Educativo do Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves no Porto entre 2015 e 2021:
«(...) A demanda por um posicionamento, ou um ativismo dos Museus diante de questões éticas e sociais, estejam elas relacionadas de forma direta ou não às obras de arte, ou a artefactos sob a sua guarda, é uma realidade com a qual os Museus impreterivelmente deverão lidar cada vez mais. Isto posto, o enfoque pretendido neste texto é o de brevemente problematizar duas questões: 1) O papel de protagonismo da ação ativista dos Museus levada à cabo pelos Serviços Educativos ou Departamentos de Educação. 2) A construção de uma ação ativista a partir do interior da instituição e de uma forma transversal. (..)»
Arquivo 15M: Seleção de cartazes, pasquines e bandeiras, 2011-2015. Museu e Centro de Arte Rainha Sofia, Madrid. Fotografia: Denise Pollini.
-
A patrimonio.pt iniciou em 2019 uma parceria com a Acesso Cultura, através da qual se pretende contribuir para a reflexão de temas relacionados com a acessibilidade física, social e intelectual no sector do património cultural em Portugal. Artigos exclusivos e entrevistas a profissionais que operam no âmbito da acessibilidade à cultura, em Portugal e fora do país.
Mais de património.pt//Acesso Cultura aqui.
--
Facebook
YouTube
Twitter
Instagram
AVISO DE CONFIDENCIALIDADE: Esta mensagem e a
informação nela contida ou anexada são privadas e confidenciais,
encontram-se protegidas por segredo profissional e dirigem-se
exclusivamente ao seu destinatário.
A Spira informa que, no caso de ter recebido esta mensagem por
engano, a sua utilização, cópia, reprodução ou distribuição é
expressamente proibida. Caso não seja o destinatário desta
mensagem, agradecemos que informe o remetente com a maior
brevidade possível e elimine a mensagem sem ler, copiar,
duplicar, imprimir ou fazer qualquer outro uso do seu conteúdo.