Lista museum

Mensagem

[Museum] AMANHÃ | 15:00 | Conferência sobre AURÉLIA DE SOUSA.

To :   museum@ci.uc.pt
Subject :   [Museum] AMANHÃ | 15:00 | Conferência sobre AURÉLIA DE SOUSA.
From :   Academia Portuguesa de Ex-Libris <academiaportuguesadeexlibris@gmail.com>
Date :   Fri, 27 May 2022 11:38:24 +0100

image.png


Sinopse
«Na galeria dos pintores portugueses, existe uma constelação de nomes femininos dispersos por várias épocas, cujo valor é inestimável. Aurélia de Sousa é uma das estrelas desta constelação.
A pergunta existencial Quem Sou Eu? sendo - no sentido psicológico, tal como no filosófico - puramente retórica, terá a sua possível resposta na forma (plástica) das obras de Aurélia de Sousa. Essa mesma interrogação serviu como um fortíssimo impulso para a sua evolução artística.
A obra da pintora portuense, que foi considerada pela crítica do tempo, como a “pintora de flores” (SILVA, 1992, p. 28), de facto contém ampla variedade de temáticas, como natureza morta, paisagens, pintura de carácter religioso, pintura de género. Mas os retratos e autorretratos e precisamente a intensidade da interrogação que se revela neste género - Quem Sou Eu? como o leitmotiv de toda a obra autorretratística -, destacou-a entre os contemporâneos e garantiu o interesse ascendente pela obra dela na atualidade.
Uma figura austera e não convencional, foi mulher de poucas palavras e ainda menos de palavras escritas. (OLIVEIRA, 2016, p.51) Reservada e misteriosa, deixou a maior parte das suas obras sem data e muitas carecem mesmo de assinatura. É um dos exemplos de uma artista cuja personalidade, enquanto autora, é tão cativante como a própria obra.».

Conferencista
«Violinista de OML, Lisboa e professora de ANSO (AMEC).
Atualmente faz parte da equipa de investigação liderada por Prof. Dr.ª Raquel Henriques da Silva sediada no Instituto de História da Arte (IHA, NOVA FCSH de Lisboa), que realiza o inventário da obra de pintora Aurélia de Sousa (1866-1922) que se destina ao Catálogo raisonné a publicar em 2023.
Aurélia de Sousa (1866-1922) juntamente com outra pintora Elena Kiseleva (1878-1974) são figuras-chaves do tema da Dissertação em Mestrado em Estética e Estudos Artísticos (Arte e Culturas Políticas, NOVA FCSH) que Elena Komissarova realizou sob a orientação da Prof. Doutora Raquel Henriques da Silva e que foi defendida em Fevereiro de 2020. Arguente: Prof. Doutora Maria João Lelo Ortigão de Oliveira.
A obra de Aurélia de Sousa, juntamente com outras duas artistas plásticas, contribuirá também para o corpus do projeto de investigação do Doutoramento em Estudos Artísticos (Arte e Mediações) que Elena Komissarova está a realizar no FCSH, NOVA de Lisboa.
Elena Komissarova faz parte da Comissão Científica do Congresso Internacional Aurélia de Sousa. Mulheres Artistas em 1900, organizado pelo Instituto História da Arte (IHA) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH), o Museu Nacional de Soares dos Reis (MNSR) Porto e Câmara Municipal de Matosinhos que irá realizar-se nos dias 13 e 14 de Abril de 2023.».


Academia Portuguesa de Ex-Líbris
Rua Almirante Pessanha, n.º 1
1200-002
[Salão do R/c (ao Sacramento, Chiado)]
GPS: 38.711420, -9.140645

Mensagem anterior por data: [Museum] Apresentação Pública do livro: CASAS DE FÉRIAS - Arquitectura de Veraneio entre Sintra e Colares Próxima mensagem por data: [Museum] Aceder ao passado colonial de um jardim botânico: as limitações do dualismo natureza/cultura
Mensagem anterior por assunto: [Museum] Curso online “Introdução à Fotogrametria Digital e sua aplicação no Património.” - Em Português Próxima mensagem por assunto: [Museum] Antígona'19, no MNAA, já amanhã e no sábado