Lista museum

Mensagem

[Museum] Chamada de artigos para a revista Trabalhos de Antropologia e Etnologia

To :   "archport" <archport@ci.uc.pt>, "histport" <histport@uc.pt>, "museum" <museum@ci.uc.pt>, "porras" <pporras@der.ucm.es>
Subject :   [Museum] Chamada de artigos para a revista Trabalhos de Antropologia e Etnologia
From :   <jde@fl.uc.pt>
Date :   Thu, 9 Jun 2022 11:07:50 +0100

Call for papers - originais

Ver:

A revista TAE on line vai tornar-se numa revista formalmente com revisão por pares, a partir de 2023 - volume 63.

Não em qualquer sistema "blind": mas sim num sistema transparente em que o(a) autor(a) ou autores(as) saberão quais serão os (as) avaliadores (avaliadoras) do seu artigo proposto. E, por seu turno, também os(as) avalidores(as) saberão qual a autoria do artigo que irão analisar.

[Submissão de artigos]

Normas para os colaboradores a partir do vol. 63 (2023) inclusive

1. TAE é uma revista anual em linha, de acesso aberto, e com revisão por pares, da Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia, associação científica e cultural sem fins lucrativos, e visam a divulgação do saber no vasto campo das ciências sociais e humanas, com ênfase na típica postura da antropologia (seja ela dita social ou cultural), que é a postura crítica, de descentramento (tanto quanto possível) e relativização da nossa cultura, vista como uma entre muitas, inúmeras, vivas ou já extintas.

2. Pretende-se a publicação de artigos inéditos, em português, espanhol, francês, inglês, ou italiano, podendo a título excecional incluir-se traduções em português de artigos já publicados noutras línguas, desde que o seu interesse extraordinário o justifique, e que para tal haja a devida concordância do autor/es e dos editores originais. Cada artigo deverá ser antecedido de resumo e de 3 palavras-chave na língua original e em inglês. No caso do artigo não ser em português, poderá acrescentar-se também um resumo e 3 palavras-chave nesta língua.

3. Tal como a própria associação, o conteúdo dos TAE não tem propósitos que não sejam científicos, assumindo obviamente que não existem posições neutras em saber humano algum, qualquer que ele seja.

4. Cada artigo será sujeito à revisão por pares, numa base aberta e transparente, ou seja, conhecimento por parte do autor/es do artigo proposto do/s seu/s avaliador/es, e vice-versa, conhecimento por parte destes de quem é/são o autor/es do artigo em apreciação.

5. Os artigos deverão ter uma dimensão média de 10 a 15 páginas A4 com uma letra Times New Roman 12 a 1 espaço entre as linhas, podendo ser ilustrados com imagens indicando a respetiva fonte e, se for o caso, a referência à autoria e respetiva autorização de publicação; as imagens devem ter em atenção a mancha da página e dispor da qualidade gráfica inerente a um trabalho científico.

6. Os autores deverão em nota de rodapé da primeira página do seu artigo indicar a sua filiação académica e profissional e o seu contacto e-mail.

7. As citações de obras no meio do texto deverão ser sucintas (apelido do autor e número de página) e a bibliografia final deve pautar-se pelas normas correntes usadas no mundo académico, nomeadamente apelido do autor, nome, data de publicação entre parêntesis, título do livro em itálico (se for artigo, o título deste não deve vir em itálico), editora, cidade de edição. Não é admissível a citação de uma obra que não figure na bibliografia final.

8. É permitido o uso da ortografia anterior ao Acordo Ortográfico da língua portuguesa, podendo o autor/es se o desejar/em explicitar/em em nota de rodapé que norma segue/m.

9. Os TAE são uma revista com periodicidade anual, mas não têm uma data certa de publicação.

10. A Comissão redatorial dos TAE é constituída pelos membros da direção da SPAE.

11. O Conselho Redatorial da revista é constituído por autores nacionais e estrangeiros, não sendo obrigatório que os revisores de um determinado artigo proposto para publicação integrem o dito Conselho.

12. A receção de artigos está aberta a todo o momento, durante o ano, para o volume do ano seguinte ou, em caso deste estar completo, para o que se suceda. Deverão ser enviados para o endereço eletrónico da SPAE: spae.antropologia@gmail.com

13. Os TAE são uma revista de consulta aberta e gratuita, tanto a sócios como não sócios, baseada em dois princípios: o acesso aos elementos culturais deve ser garantido a todos; a utilização dos conteúdos é não comercial, deve sempre citar a fonte e não admite distorções ou quaisquer outras modificações em relação ao original publicado, regendo-se pela licença Atribuição-NãoComercial-SemDerivações - CC BY-NC-ND

14. Qualquer aspeto omisso neste regulamento poderá ser resolvido através de um contacto com a comissão redatorial da revista.

Attachment: Submissão de artigos.docx
Description: application/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document


Mensagem anterior por data: [Museum] Conferência na AAP / MAC, dia 15 de Junho, 18h Próxima mensagem por data: [Museum] Para agendar - conferência a 9 de Julho
Mensagem anterior por assunto: [Museum] Chamada de artigos - para a revista Conimbriga de 2023 Próxima mensagem por assunto: [Museum] Chamada dee artigos / Call for papers