Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, Sintra
Visita «As raízes históricas do Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas»
11 de junho, 15h00
Visita comemorativa da inauguração do primeiro Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, a 13 de junho de 1955.
O Museu Arqueológico assenta os seus mais profundos alicerces no Renascimento, quando alguém – muito provavelmente o ilustre humanista Dom Diogo de Sousa quando, entre 1490 e 1497, desempenhou o priorado da Freguesia de São Miguel de Sintra – decidiu expor na antiga Ermida de São Miguel de Odrinhas um apreciável conjunto de monumentos epigráficos romanos de origem local.
Em 1955, a Câmara de Sintra, por iniciativa do Professor Joaquim Fontes, arqueólogo e autarca, tentou uma experiência inovadora para o seu tempo: a construção, em plena zona rural, de um pequeno núcleo museológico que permitisse voltar a reunir, em Odrinhas, as antiguidades entretanto dispersas, além de outras mais recentemente detetadas.
Tendo sido inaugurado com pompa e circunstância por uma das principais figuras do regime de então, o Cardeal Patriarca de Lisboa, Dom Manuel Gonçalves Cerejeira, esteve aberto ao público durante 38 anos. Devido ao risco de desabamento do edifício, acabou por ser encerrado em 1993, ano em que também se inicia a construção do novo museu, que hoje podemos visitar.
Acesso: Gratuito, mediante marcação (número de participantes limitado).
Informações e marcações: 219238608; dpa.masmo@cm-sintra.pt