Lista museum

Mensagem

[Museum] «Das paradas agrícolas aos cortejos etnográficos em Portugal» | Museu de Arte Popular | 23 novembro, 18h00

To :   "museum" <museum@ci.uc.pt>
Subject :   [Museum] «Das paradas agrícolas aos cortejos etnográficos em Portugal» | Museu de Arte Popular | 23 novembro, 18h00
From :   <jde@fl.uc.pt>
Date :   Tue, 15 Nov 2022 16:28:47 -0000

 

Apresentação pública da obra

 

Das Paradas Agrícolas aos Cortejos Etnográficos em Portugal.  

Uma narrativa gráfica de finais do século XIX e primeira metade do século XX. 

 

Autor: José Luis Mingote Calderón

Edições Afrontamento, 2022

 

Museu de Arte Popular, 23 novembro 2022, 18h00

 

 

 

A folclorização da cultura popular constitui uma constante em Portugal a partir de finais do século XIX. No último quartel desse século, como secção de um desfile maior nas comemorações de acontecimentos históricos ou em eventos de carácter local torna-se frequente a realização de «paradas agrícolas», cortejos de camponeses envergando o «traje popular» e desfilando, representando cenas representativas da «tradicionalidade» local ou regional. A passagem do tempo e as mudanças políticas – da Monarquia para a Primeira República, e depois para a Ditadura – resulta em que esses desfiles sejam sucessivamente interpretados com distintas intencionalidades políticas, que culminarão com o auge do intervencionismo com a sua organização a cargo das instituições do Estado Novo, com a intencionalidade de os apresentar como «prova» da adesão do povo camponês ao regime salazarista.  

 

É a história dessas representações do mundo rural que constitui o cerne da obra Das Paradas Agrícolas aos Cortejos Etnográficos em Portugal: uma narrativa gráfica de finais do século XIX e primeira metade do século XX, recentemente publicado pelas Edições Afrontamento com o apoio das Câmaras Municipais de Aveiro, Braga, Barcelos e Viana do Castelo, e que resultou de uma pesquisa exaustiva sobre este tema e que constitui um importante contributo para a compreensão dos processos de construção sobre as ideias de povo e de cultura popular em Portugal ao longo de mais de um século. 

 

 

O autor: 

José Luis Mingote Calderón (*1953) é atualmente curador do Museo Nacional de Antropologia (Madrid). As suas linhas de pesquisa incidiram inicialmente sobre os aspetos técnicos da agricultura pré-industrial, com especial interesse sobre os temas das alfaias agrícolas e dos animais, tendo evoluído mais recentemente para o património imaterial e as representações da ruralidade. Tem-se dedicado também a trabalhos e exposições em que a fotografia desempenha um papel central e, desde há alguns anos, o seu campo de estudos tem sido direcionado para Portugal, de que resultou a exposição Da Fotografia ao Azulejo. Povo, monumentos e paisagens de Portugal na primeira metade do seculo XX, realizada pelo Museu Nacional Soares dos Reis e apresentada, entre 2015 e 2016, em diversos museus em Portugal e Espanha. 

 

 

                                                                              

 

Museu de Arte Popular

Avenida de Brasília, 1400-038 Lisboa

Tel. 21 301 12 82

4ª a 6ª das 10:00 às 18:00

Sáb e Dom. das 10:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00

 

 

 

 

 

                      

      

                                                                                       

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 


Mensagem anterior por data: [Museum] IV Encontro de Museus do Médio Tejo | 21 de novembro de 2022 | Teatro Municipal de Ourém Próxima mensagem por data: [Museum] Orçamento do Estado - Reivindicações e comentários enviados aos partidos
Mensagem anterior por assunto: [Museum] A Arqueologia na História de Setúbal Próxima mensagem por assunto: [Museum] Abel Flórido (1922-2021)