Caros colegas e amigos,
Lonnie Bunch, o secretário da Smithsonian Institution, vem a Lisboa. É com muito prazer que a Acesso Cultura colabora com o Museu Nacional de História Natural e da Ciência, o Museu de Lisboa, a Culturgest - Fundação CGD e outras entidades na preparação desta vinda.
Assim, no dia 7 de Janeiro, às 18h30, Lonnie Bunch estará na Culturgest para conversar com a Paula Cardoso e a Sofia Lovegrove sobre "Racismo na Praça Pública: o Papel dos Museus em Conversas Difíceis, mas Necessárias".
No dia 9 de Janeiro, estaremos no Museu Nacional de História Natural e da Ciência para o simpósio "Acertando contas com o racismo: A memória social do tráfico de escravos".
Coloquem estas datas na vossa agenda, contamos convosco.
Antes disso, no dia 13 de Dezembro, às 19h (hora de Portugal continental) contamos convosco para mais um debate da série "The Activist Museum: going deeper". Lemos recentemente a notícia da criação do Museu Virtual da Guerra Civil Espanhola. Depois do "pacto de esquecimento” (tão intensamente retratado no documentário “O silêncio dos outros”, produzido por Pedro Almodóvar), Espanha tem agora uma "lei da memória". Pensámos que seria útil ouvirmos melhor o fundador do museu, Antonio Cazorla-Sanchez, e de convidar, ainda, duas colegas gregas - Fenia Lekka, coordenadora do Museu da Cidade de Karditsa; e Vassiliki Sakka, professora de História -, para reflectirmos sobre a forma como dois países europeus que viveram guerras civis lidam com este passado recente e traumático, também através dos seus museus.
O debate será conduzido em inglês e será gravado. A participação é gratuita, mas necessita de inscrição prévia.
E ainda....
Encontram-se disponíveis as gravações de dois eventos recentes:
|