Lançamento Fazer isto & assignar. Banda desenhada, autografia e memória gráfica em Rafael Bordalo Pinheiro, de Pedro Moura 7 fevereiro • 18h30 • Entrada Livre
Na próxima terça-feira, dia 7 de fevereiro, pelas 18h30, o Museu Bordalo Pinheiro realiza o lançamento do livro Fazer isto & assignar. Banda desenhada, autografia e memória gráfica em Rafael Bordalo Pinheiro, da autoria de Pedro Moura, crítico e investigador de banda desenhada.
A apresentação do livro estará a cargo da jornalista e crítica Sara Figueiredo Costa. A entrada é livre.
Fazer isto & assignar é o quinto livro da coleção Cadernos de Bordalo, uma iniciativa do Museu Bordalo Pinheiro que oferece ao público um conjunto de reflexões relacionadas com Rafael Bordalo Pinheiro, a sua obra e o seu tempo.
SOBRE O LIVRO No século XIX a banda desenhada era filha da imprensa e da gravura, da caricatura e da literatura serializada, da sátira política-social e um turbilhão de ideologias dedicadas à emergência de uma sociedade mais justa, democrática e participativa. Procurava, então, maiores densidade literária e reinvenção gráfica, reformulação de géneros e graus de experimentação formal, assim como novos e diversos públicos e canais de divulgação. Depois de uma fase “clássica” mas delimitadora na primeira metade do século XX, esta arte voltaria a esse ímpeto inicial. Bordalo não apenas estava na linha da ‑ente dessa arte, em termos globais, como a fundar os trilhos futuros. Este volume vasculha a obra gráfica do artista com um olhar contemporâneo, revisitando aquelas prestações que hoje chamaríamos de “autobiografia” e “reportagem gráfica” na banda desenhada, nos inúmeros gradientes de estilo e expressividade do nosso particular “fundador”.
INFORMAÇÕES SOBRE O LANÇAMENTO
Data e horário 7 de fevereiro (terça-feira), às 18h30
Local Museu Bordalo Pinheiro (Campo Grande, 382)
ENTRADA LIVRE
Mais informações aqui |