Lista museum

Mensagem

[Museum] Debate em Aveiro: Gratuitidade no acesso e participação

To :   museum <museum@ci.uc.pt>
Subject :   [Museum] Debate em Aveiro: Gratuitidade no acesso e participação
From :   "Acesso Cultura | Maria Vlachou" <acessocultura.pt@gmail.com>
Date :   Mon, 20 Mar 2023 16:45:16 +0000

23 de Março, das 18h às 20h. Entrada livre
Visualize este email no seu browser

Caros colegas e amigos,

O debate do mês de Março realiza-se no próximo dia 23, em Aveiro, no Auditório do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Será das 18h às 20h e a entrada será livre, sujeita à lotação da sala.

Em vários países, governos e autarquias, mas também profissionais da cultura, abordam a questão da chamada “falta de público” com base, principalmente, na barreira financeira. Outros consideram que não se dá valor se não se pagar algo para entrar. Várias entidades culturais e tutelas avançam com oferta de entradas gratuitas ou de vouchers a jovens e seniores, esperando que os públicos-alvo passem a frequentar mais; ao mesmo tempo, eventos culturais com artistas-estrelas esgotam rapidamente (apesar do alto valor dos bilhetes) e outros, de entrada gratuita, ficam a aguardar pelos visitantes e espectadores. Como explicar tudo isto? Qual a base que serve para a tomada de decisões sobre gratuitidade e de que forma estas iniciativas são avaliadas? A barreira financeira será uma barreira para todos? Necessitaria de uma análise mais profunda?

Foram convidadas para contribuir para este debate as seguintes pessoas:

  • Delfim Bismarck, Vice-presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha; 
  • Francisca Carneiro Fernandes, Directora de Novos Projectos na área da Cultura do Município do Porto; 
  • Gil Moreira, Arquitecto, investigador e artista visual; 
  • Luís Portugal, Programador e Gestor Cultural do Cineteatro de Estarreja
  • Maria Vlachou, Directora Executiva da Acesso Cultura.

A moderação será da responsabilidade de Léa Lopez, mediadora e produtora cultural.

Mais um encontro improvável entre associados. Inês Maia é a fundadora da empresa Pé de Cabra, que presta apoio às estruturas de criação, confrontadas cada vez mais com a burocratização da cultura. Andreia Constantino é designer e trabalha na Fundação Calouste Gulbenkian. Tornou-se associada da Acesso Cultura recentemente, mas já, em várias ocasiões, tinha reparado no nosso (bem desenhado) logo. O que move estas duas mulheres na área do acesso e da inclusão?


Se quiserem considerar a Acesso Cultura como destinatária da vossa generosidade em 2023, poderão encontrar as informações de como fazer a consignação de 0,5% do vosso IRS no link em baixo. Pode ser antes da entrega da declaração, através do Portal das Finanças, ou no momento da entrega da declaração. É simples e nós agradecemos! Vejam aqui como fazer.






This email was sent to acessocultura.secretariado@gmail.com
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Acesso Cultura, Associação Cultural · Rua Regil 4, 3 Dto · Almada 2805-234 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp

Mensagem anterior por data: [Museum] "A Arquitectura dos Portugueses em Marrocos (1415-1769)" | 23 MARÇO - 18H Próxima mensagem por data: [Museum] AAP | Secção de Pré-História | Conferência | 29 de Março de 2023
Mensagem anterior por assunto: [Museum] Deambulações Musicais - 16, 17 e 18 de julho, Lisboa, Alcobaça e Setúbal Próxima mensagem por assunto: [Museum] Debate Online "Gestão Patrimonial em Portugal: Um assunto de Estado?" :: 19 outubro, 18h30