Em 2020, nuna entrevista ao New York Times, Lonnie Bunch, Secretário da Smithsonian, afirmava que o papel das organizações culturais é fazer as pessoas sentirem-se confortáveis com a nuance e a complexidade. A Acesso Cultura inclui nessa visão quem trabalha no sector cultural. Avançamos em breve para um novo ciclo de seminários sobre diversidade e inclusão, convidando colegas com diferentes experiências e pontos de vista a partilhar o seu pensamento e prática. Novas e diferentes abordagens às questões da dissonância cognitiva, do desconforto, do tokenismo, do racismo, do colonialismo e a forma como afectam as nossas práticas no sector cultural e a nossa relação com a sociedade. A sempre acolhedora Biblioteca de Belém acolhe-nos para estas três sessões:
16 de Outubro: Joyce Souza
Reconhecer para transformar. Dissonância, negação e paralisia como estratégias coloniais
13 de Novembro : Sarah Nagaty
Como NÃO se tornar um salvador? A caminho da verdadeira inclusão e equidade
11 de Dezembro: Matilde Seabra
A falsa invisibilidade de um jardim
Mais informações e inscrições
Não sentem, às vezes, que estagnámos? As inscrições para a nossa conferência anual chegam a bom ritmo. No dia 30 de Outubro, juntamo-nos no Teatro São Luiz, em Lisboa, para discutir a necessidade de correr riscos e de cometer erros. Saibam mais sobre as pessoas que convidámos para reflectir connosco.
A Acesso Cultura é apenas uma das múltiplas entidades culturais que apoiaram a publicação do guia para a promoção da inclusão das pessoas trans - como público e como colegas - nos museus. Este trabalho do Museums and Galleries Research Centre da Universidade de Leicester está disponível gratuitamente.
Damos as boas-vindas à Varazim Teatro e ao Theatro Circo à nossa pequena Rede de Teatros com Programação Acessível. Com oito membros actualmente, esta rede procura promover os serviços de audiodescrição e interpretação em Língua Gestual Portuguesa em diferentes pontos do país. Saibam mais sobre as propostas para esta nova temporada.
Na próxima terça-feira, dia 3 de Outubro, estaremos na Covilhã. Com a ajuda da Lara Seixo Rodrigues, do Rui Matoso e do Victor Afonso, vamos reflectir sobre a municipalização da cultura. A entrada é livre. Mais informações
|