Lista museum

Mensagem

[Museum] DIVULGAÇÃO: 16 e 18 out 2023 – Comemoração do Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja com Workshop de Plantas Bíblicas e Visitas Temáticas

To :   museum@ci.uc.pt
Subject :   [Museum] DIVULGAÇÃO: 16 e 18 out 2023 – Comemoração do Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja com Workshop de Plantas Bíblicas e Visitas Temáticas
From :   Bens Culturais Diocese Santarém <bensculturais.dstr@gmail.com>
Date :   Wed, 11 Oct 2023 19:32:55 +0100

I WORKSHOP DE PLANTAS BÍBLICAS (16 DE OUTUBRO – 14h às 18h)

No âmbito da Comemoração do Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, o Museu propõe a realização de um Workshop de Plantas Bíblicas. Uma formação para diversos destinatários, desde agentes paroquiais, a estudantes, professores, e a todos os interessados nos temas da Arte Cristã, Botânica, Proteção do Meio Ambiente e da Biodiversidade.

 

“Durante este workshop estudaremos as plantas que, sob uma perspetiva simbólica e teológica, são com maior frequência referidas no Antigo e Novo Testamento. Apresentaremos, igualmente, plantas que foram importantes para a economia de Canaã e que são também elas mencionadas na Bíblia. Estudaremos alguns exemplos da simbologia das plantas na Arte Sacra Medieval e Renascentista. Veremos centenas de imagens sobre plantas e locais bíblicos, complementadas por dezenas de plantas e produtos produzidos a partir das mesmas que serão apresentados in loco durante a sessão.

Algumas das questões às quais procuraremos responder serão, por exemplo: De que madeira era feita a Arca da Aliança; O que era o maná caído do Céu?; Que planta era a sarça-ardente; o que eram os lírios-do-vale e a Rosa de Sharon elogiados no Cântico dos Cânticos; Que simbologia estava associada à romã; Que plantas eram utilizadas nos óleos de unção; De onde provinha o incenso e a mirra e qual a simbologia a eles associada; Qual a simbologia das folhas de palmeira (ramos de palma); Qual a madeira utilizada para fazer a Cruz de Cristo?; A Coroa-de-Espinhos foi feita a partir de que planta?; Qual é a Árvore-da-Vida?; Qual era o significado das cerejas, morangos, nozes, peras e maçãs na arte sacra?”

Entrega algumas amostras simbólicas aos participantes (incenso e mirra), assim como cerca de 120 PDF de livros e artigos sobre o tema e a apresentação PowerPoint.

Responsável: Luís Mendonça de Carvalho – Biólogo (UTAD), Mestre em Bioquímica Vegetal (Universidade de Lisboa), Doutor em Sistemática e Morfologia de Plantas (Universidade de Coimbra); Visiting Scholar na Universidade de Harvard.

 LUGARES LIMITADOS

INSCRIÇÃO

·        10€ /pessoa (INCLUI WORKSHOP + VISITA TEMÁTICA)

·        geral@museudiocesanodesantarem.pt ou tlf 243304065 (custo da chamada para rede fixa nacional)

 

II VISITA GUIADA TEMÁTICA (16 DE OUTUBRO – 18h às 19h)

Integrada no Workshop de Plantas Bíblicas, será realizada uma visita guiada à Catedral e  Museu Diocesano de Santarém com o objetivo de conhecer a simbologia das plantas na Arte, representadas nas peças em exposição.

A visita ficará a cargo do especialista Luís Mendonça de Carvalho.

LUGARES LIMITADOS

INSCRIÇÃO

·        5€ /pessoa (APENAS VISITA TEMÁTICA)

·        geral@museudiocesanodesantarem.pt ou tlf 243304065 (custo da chamada para rede fixa nacional)

 

III VISITA GUIADA CATEDRAL E MUSEU (18 DE OUTUBRO – 15h às 16h)

Visita guiada à Catedral e Museu Diocesano de Santarém para conhecer ao pormenor a beleza da Arte Cristã e a função dos Bens Culturais da Igreja.

INSCRIÇÃO

·        Bilhética Museu

·        geral@museudiocesanodesantarem.pt ou tlf 243304065 (custo da chamada para rede fixa nacional)

 


 

JPEG image

JPEG image


Mensagem anterior por data: [Museum] Curso Casais na História | Artistas e Pensadores, no Museu de Lisboa - Santo António Próxima mensagem por data: [Museum] Contentores de transporte de preparados de peixe na Hispânia Romana
Mensagem anterior por assunto: [Museum] Disponível on line o vol. LXIII (2024) da revista Conimbriga Próxima mensagem por assunto: [Museum] DIVULGAÇÃO: Noite Europeia dos Museus (13 maio) e Dia Internacional dos Museus (18 maio) no Museu Diocesano de Santarém