| | | | |
| Horário de abertura: Das 09h00 às 18h00 (última entrada às 17h30). Telefone e email: 244 765 497 geral@mbatalha.dgpc.pt Serviço Educativo: 244 765 497 se@mbatalha.dgpc.pt Siga-nos nas redes sociais em: Website Facebook Instagram Visitas encenadas a escolas: 917 839 147 vilasnunes@gmail.com | | Produto do mês: Bases para copos / quentes
À venda na nossa loja, telefone: 964 386 184 email: loja@mbatalha.dgpc.pt Para encomendas online, email: clientes.comercial@dgpc.pt | | As Crónicas de Fernão Lopes em Inglês Uma obra fundamental para a cultura portuguesa A apresentação das crónicas de Fernão Lopes decorreu no Mosteiro da Batalha, no passado dia 19 de Outubro (integrada na 4a Conferência Internacional Architectures of the Soul) e levada a cabo pelo Professor Doutor João Gouveia Monteiro que brilhantemente transmitiu, não apenas a importância histórica deste documento, como também a excelência literária de Fernão Lopes. A escrita do cronista sobressai no modo como narra situações ou na subtileza descritiva de personagens tão fulcrais como D. João I ou Nuno Álvares Pereira. Traduzir um trabalho desta envergadura para Inglês exigiu a sensibilidade de tratar cada véu de significado do original, tornando-o também acessível na língua inglesa, mas sem que neste processo se perca uma sensação de “estilo” próprio da época e do lugar em que foi escrito. Esta enorme responsabilidade coube à Professora Doutora Amélia Hutchinson, juntamente com a equipa de profissionais dos quais se rodeou, para uma tarefa que demorou mais de uma década a concretizar e que, agora se materializa em cinco volumes. O interesse académico perante a obra do cronista português é há muito existente. Porém, uma tradução completa da obra, que a torne simultaneamente natural para com os falantes da língua inglesa, e rigorosa para com a densidade e minucia do idioma original era, até agora inexistente, o que obviamente tem refreado o reconhecimento e a difusão internacional de Fernão Lopes como um dos grandes cronistas tardo-medievais europeus. | | | | | | | |
| Até 31 de dezembro | | Exposição de pintura de Florentina Voichi Where are you? | Galeria de exposições do Mosteiro da Batalha (antiga cozinha) | | Exposição de pintura de uma das mais reputadas artistas plásticas romenas Florentina Voichi que está patente na galeria de exposições do Mosteiro da Batalha até ao final de dezembro de 2023. Apoio do Instituto Cultural Romeno em Lisboa. Mais informações aqui Entrada livre | |
| Novo regulamento Novo regulamento geral de bilhética e acesso aos museus, monumentos e palácios da DGPC As entradas em museus, monumentos e palácios tutelados pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) vão passar a ser gratuitas aos domingos e feriados para os cidadãos residentes em Portugal a partir de 1 de setembro. O regulamento divulgado atualiza também os valores de ingresso, descontos e gratuitidades, bem como as condições gerais de acesso e visita, nestes espaços dependentes da DGPC, de acordo com o Despacho nº 8030/2023 publicado a 4 de agosto no Diário da República. Compre o bilhete online aqui Consulte o presente regulamento aqui | |
| Coleções Peça do mês | | Trânsito da Virgem (fragmento) | Proveniente da nave lateral norte da igreja do Mosteiro da Batalha | final do séc. XV | | A morte e a ressurreição da Virgem Maria não aparecem relatadas nos evangelhos chamados canónicos, isto é, aqueles que foram reconhecidos como legítimos pela maioria das confissões cristãs, integrando o Novo Testamento. Nos demais evangelhos, redigidos sobretudo a partir do século IV e designados apócrifos, existem, no entanto, diversas referências a esses acontecimentos. Viriam a ser compiladas e desenvolvidas pelo dominicano Jacopo da Voragine, à volta de 1260, na sua Legenda Aurea. Segundo esta obra, a Virgem não morreu, mas jazeu adormecida durante três dias, razão pela qual esse lapso de tempo, anterior à ascensão, recebe o nome de dormição ou trânsito. De acordo com o escritor, um anjo procedeu de modo a que uma nuvem transportasse cada apóstolo até à porta da Virgem. Durante a noite, Jesus veio à presença de sua mãe, acompanhado de anjos, patriarcas, mártires, confessores e virgens, “e assim, pela manhã, a alma saiu do corpo e subiu nos braços de seu filho”. O fragmento de vitral escolhido para esta edição, mostra a Virgem de mãos postas, deitada num tosco leito de madeira, recostada sobre um travesseiro e uma almofada, e coberta por um lençol e uma colcha. Este fragmente encontrar-se-ia na abertura central de uma janela da igreja do Mosteiro, completando-se a cena nas duas laterais, de acordo com as convenções do seu tempo, através da representação dos doze apóstolos em torno do leito. A maior parte da pintura deste fragmento perdeu-se, sendo, porém, ainda reconhecível pelas marcas que deixou nos diversos vidros. Apesar de usar técnicas bastante rudimentares, lembra imediatamente representações do mesmo episódio em quadros da época, que integravam retábulos sobre os altares das igrejas. Inv. MB494 (em reserva) | |
| Biblioteca Livro do mês James Murphy eo Restauro do Mosteiro de Santa Maria da Vitória no século XIX | NETO, Maria João Baptista | Lisboa: Editorial Estampa| 1997 O Mosteiro da Batalha é um notável conjunto monumental gótico, recuperado, mas também transformado, em grande parte, durante as grandes campanhas de restauro da oficina das Obras Públicas do Distrito de Leiria, entre 1840 e os primeiros anos do século XX. Nesse período, salvou-se o Mosteiro da ruína enquanto se enaltecia o seu recorte gótico, em detrimento de preexistências que pareciam menos góticas (apesar de serem medievais) ou que já eram da época moderna. No primeiro caso, temos, por exemplo, a adição de coroamentos a uma parte da igreja e a todo o Claustro de D. João I, por um lado, e a modificação integral dos alçados e das fachadas do claustro de D. Afonso V, por outro lado. Relativamente ao segundo caso, o exemplo mais eloquente é dado pela demolição dos claustros da portaria e da botica, construídos entre 1550 e 1560, aproximadamente. O livro que apresentamos este mês fala do contexto e das motivações que deram origem a tão vultuosas quanto consequentes intervenções, bem como do projeto de restauro e do processo correspondente. A referência a James Murphy, no título da obra, deve-se ao papel que o seu levantamento arquitetónico, publicado em 1795, assumiu como referência gráfica ao longo dos restauros. Destaca-se, nesta investigação, a exploração pioneira de um fundo documental proveniente da oficina das Obras Públicas do Distrito de Leiria e guardado no Arquivo Histórico do Mosteiro da Batalha. | | | | | | | |
| Serviço Educativo Guião de visita em Língua Gestual Portuguesa (LGP) | | O serviço educativo do Mosteiro da Batalha possui uma série de guiões adaptado aos vários tipos de público / visitantes. Este mês sugerimos o nosso glossário que pode descarregar aqui. | |
| Visita Virtual ao Mosteiro da Batalha | | Viaje connosco durante 12 minutos por este monumento Património Mundial desde 1983 e descubra o nosso património. | |
| Mosteiro da Batalha no Google Arts & Culture O Mosteiro da Batalha está no Google Arts & Culture através de exposições, visitas virtuais e art camera Aprecie com grande detalhe as características artísticas e arquitetónicas de uma obra prima do Gótico Europeu. | | | | | |
Comunicação Mosteiro da Batalha Mosteiro de Santa Maria da Vitória - Batalha Direção-Geral do Património Cultural / DGPC Largo Infante D. Henrique 2440-109 Batalha - PORTUGAL Tel. (00 351) 244 765 497 Fax: (00 351) 244 767 184 E-mail: geral@mbatalha.dgpc.pt Site: http://mosteirobatalha.pt |