Uma semana de reafirmação da nossa visão:
Uma sociedade curiosa e inclusiva, na qual qualquer pessoa possa sonhar, ter oportunidades para participar e ser o melhor que puder.
Comunicação Cultural: mais que divulgação
Seminário
17 de Junho, 18h-21h
Lisboa, Culturgest (Sala 2)
Com Catarina Medina e Rita Tomás
Este seminário foca o papel político da Comunicação, o seu contributo para o cumprimento da missão de uma organização cultural e a criação de uma relação entre esta e a sociedade. De que forma podemos expandir os temas abordados pela programação e que canais e formas temos à nossa disposição para os explorar, de forma acessível e inclusiva?
Palestra online
18 de Junho, 10h-11h
Com Sofia Lovegrove
Moderação: Paula Cardoso
Participação livre | Necessária inscrição
Esta palestra apresentará desenvolvimentos recentes e em curso nos Países Baixos em torno do tópico do passado colonial e da escravatura. A ênfase será colocada nas mudanças que têm levado ao reconhecimento crescente e visibilização destas histórias, e ao desenvolvimento de diferentes formas de lidar com os seus legados no presente.
18 de Junho,
Lisboa, Biblioteca de Alcântara, 18h30-20h
Entrada livre
Em colaboração com o Plano Nacional de Leitura e com o apoio das Bibliotecas de Lisboa
Porquê os livros? Porquê a nossa liberdade de ler? Porquê certos temas? O que faz uma pessoa exigir a proibição de um livro que nunca leu? De que modo se manifestam estas tentativas de proibir livros? Que medos existem?
Vamos conversar com: André Tecedeiro, poeta e consultor e formador em diversidade de género; Conceição Tavares de Almeida, psicóloga; Lúcia Vicente, escritora; Pedro Sobral, presidente da APEL – Associação Portuguesa de Editores e Livreiros; Sérgio Mangas, bibliotecário. Moderação: Filipa Barros, Biblioteca de Belém
Cerimónia de entrega
19 de Junho, Biblioteca de Marvila
18h30 | Entrada livre
Completam-se 10 anos de Prémios Acesso Cultura. Convidámos Luís Sousa Ferreira a partilhar connosco a sua reflexão crítica sobre esta iniciativa. É, ainda, com alegria e emoção que informamos que, a partir deste ano, os prémios terão o nome da bailarina Mickaella Dantas (1989-2024).
Entre 17 e 23 de Junho
Várias organizações culturais abrem as portas dos seus bastidores. Quem é que lá trabalha? E o que faz?
|