Conferência de ALDA COSTA, no âmbito das JORNADAS EUROPEIAS DO PATRIMÓNIO (JEP 2024 (patrimoniocultural.gov.pt))
Estará ainda patente ao público uma mostra bibliográfica relativa ao tema, com exemplares existentes na Biblioteca da Sociedade de Geografia de Lisboa.
Entrar na reunião Zoom
ID da reunião: 826 2904 2223
Senha: 497814
Sinopse«Num tempo de múltiplos questionamentos e revisões, incluindo o dos museus e das suas funções, da forma como lidam com o passado e se relacionam com os seus públicos, este texto pretende fazer uma reflexão sobre o Museu Nacional de Arte, a sua história, a arte em Moçambique e os desafios que se lhe colocam.
Aberto ao público em 18 de Maio de 1989, o Museu nasceu num contexto pós-colonial mas herdou, como outros museus de arte, a função de preservar e revelar a elaboração da memória colectiva que os artistas e as suas obras de arte nos deixam como legado, quer de um passado de tradições estéticas diferenciadas, resultado de diferentes momentos históricos, quer do presente, do dia a dia em construção, mudança e diálogo com as práticas contemporâneas.».
«Alda Costa, natural de Pemba, Moçambique, possui formação académica em História, Museologia e História da Arte, área em que se doutorou (2005, Univ.Lisboa) e é Prof. a Auxiliar aposentada da Universidade Eduardo Mondlane (UEM). A sua experiência profissional, ao serviço da Educação e da Cultura, desde 1977 e até ao momento, inclui o ensino e a investigação, a planificação curricular, a museologia, o património e a gestão cultural. Presidiu à Comissão Instaladora do Instituto Superior de Artes e Cultura (ISArC) entre 2007-09. Exerceu a função de Directora de Cultura na UEM (2010-2021). É autora de manuais, artigos e livros como Arte em Moçambique (2013) e Arte e Artistas de Moçambique: Diferentes Gerações e Modernidades/Art and Artists in Mozambique: Different Generations and Variants of Modernity (2014). É actualmente museóloga consultora no Projecto de Requalificação do Museu de História Natural da UEM (colecção etnográfica) e colaboradora em diversos projectos culturais.».
-- Presidência da Secção de Arqueologia
da Sociedade de Geografia de Lisboa
Rua das Portas de Santo Antão, 100
1150-269 Lisboa - Portugal
213425401 - 213464552