|
| | Convite - Invitation |
| |
|
| O Patriarcado de Lisboa, a Capella de S. Vicente e a Editora Althum.com têm a honra de convidar V. Exª para o próximo concerto de órgão na Igreja de São Vicente de Fora. | |
|
| A ARTE DA IMPROVISAÇÃO Thomas Ospital, órgãoCapella de S. Vicente Pedro Rodrigues, direcção | |
|
| Concerto de órgão na Igreja de São Vicente de Fora, dia 14 de Dezembro, Sábado, 17h00 | |
|
| No contexto da música ocidental, órgão é o único instrumento que manteve presente ininterruptamente até hoje a prática da improvisação. Esta presença – que, noutros instrumentos, se perdeu à medida em que a escrita musical se foi afirmando – deveu-se em grande parte à função «utilitária» do organista enquanto colaborador (ou mesmo protagonista) da liturgia, a qual que permaneceu ao longo dos séculos, ajustando-se às transformações operadas no ritual das diferentes religiões cristãs ocidentais. Aos teclados do órgão histórico João Fontanes de Maqueira (1765) da igreja de São Vicente de Fora, Thomas Ospital, titular do grande órgão da igreja de Saint Eustache em Paris, oferece ao público uma demonstração dessa arte tão complexa como espectacular. A par com obras de compositores franceses dos séculos XVI a XVIII, o programa apresenta improvisações, incluindo uma suite improvisada sobre canções de Natal de diversas regiões da Europa. | |
|
| THE ART OF IMPROVISATION Thomas Ospital, organCapella de S. Vicente Pedro Rodrigues, direction | |
|
| Church of São Vicente de Fora, December 14, 5:00 p.m. | |
|
| In the context of Western music, the organ is the only instrument that has kept the practice of improvisation present uninterruptedly to this day. This presence – which, in other instruments, was lost as musical writing became more established – was largely due to the “utilitarian” function of the organist as a collaborator (or even protagonist) of the liturgy, which remained throughout centuries, adjusting to the transformations carried out in the ritual of different Western Christian religions. On the historic organ João Fontanes de Maqueira (1765) in the church of São Vicente de Fora, Thomas Ospital, titulaire of the great organ in the church of Saint Eustache in Paris, offers to the audience a demonstration of this art that is as complex as it is spectacular. Along with works by French composers from the sixteenth to the eighteenth centuries, the program features improvisations, including an improvised suite on Christmas carols from different regions of Europe. | |
|
|