Lista museum

Mensagem

[Museum] Há muitas formas de proibir um livro

To :   museum <museum@ci.uc.pt>
Subject :   [Museum] Há muitas formas de proibir um livro
From :   "Acesso Cultura | Maria Vlachou" <acessocultura.pt@gmail.com>
Date :   Tue, 25 Mar 2025 09:33:13 +0000

Juntamos esforços com o Plano Nacional de Leitura, a BAD e o Goethe-Institut.
Visualize este email no seu browser

Em Portugal, como noutros países, temos visto um aumento significativo nas tentativas de proibir livros, intimidar quem escreve, quem publica e quem lê. Precisamos de conversar, temos de estar informados. Esperamos por vós no dia 8 de Abril, às 14h, no Goethe-Institut em Lisboa. A entrada é livre. Este evento dirige-se a bibliotecários, professores, escritores, editores, pais e mães, alunos e alunas, e a qualquer pessoa com interesse nesta temática. 

Em Julho de 2024, foi publicado um comunicado, hoje subscrito por mais de 3100 pessoas, que denunciava os ataques verbais, a invasão da privacidade de diferentes pessoas, a criação de um clima de medo e insegurança, o discurso de ódio.

Estes ataques diretos, no entanto, não são a única forma de proibir um livro. Bibliotecários e professores, pessoas que fazem escolhas, perante a violência de ataques, ameaças, insinuações, pressões, podem optar pela auto-censura ou censura silenciosa, de forma a evitar tensões. Sendo nós todas pessoas com opiniões e convicções, também é possível optarmos pelo cancelamento de autores e livros com cujos temas ou abordagens não concordamos.

Neste contexto, muito real, é preciso entendermos melhor como funciona a censura, a auto-censura e o cancelamento; o que significa liberdade de expressão; como podemos proteger-nos da violência; e como podemos garantir o respeito pela Constituição e pelos direitos humanos essenciais e, ainda, fortalecer a Democracia. 
 

Programa

14h00     Abertura

14h15     Introdução: Censura, Autocensura, Cancelamento
André Barata, Filósofo e Professor Catedrático
Moderação: BAD

14h40    Na primeira pessoa
António Vale (AMPLOS - Associação de Mães e Pais pela Liberdade de Orientação Sexual e Identidade de Género), Gabriela Bezerra (professora), Mariana Jones (escritora), Rute Teixeira (bibliotecária).
Moderação: Acesso Cultura | Margarida Ferra

15:30       Intervalo

16H00     E se fosse comigo? O que faço? Como posso proteger-me?
Os profissionais ligados ao livro (escritoras, bibliotecárias, professoras, editoras), mas também pais e mães, a sociedade em geral, acompanham a atualidade e os ataques (explícitos ou implícitos) à liberdade de escrever, de publicar, de ler. As tentativas de censura e a violência que trazem (física ou psicológica) criam preocupação e ansiedade, podem resultar em decisões de autocensura ou cancelamento. A quem tenha tido esta experiência e quem se questione: e se fosse comigo?

Nesta parte do encontro, iremos refletir em conjunto sobre quatro ou cinco casos, que podemos chamar fictícios, mas que têm como base a realidade. O que faríamos se fosse connosco? Teremos um painel de comentadores, especialistas em diferentes áreas, para nos ajudar a pensar sobre os nossos direitos e os direitos de outras pessoas.

Comentários: André Barata (filósofo e professor catedrático); Luís Neves (Polícia Judiciária); Rui Cardoso Martins (escritor, jornalista, argumentista); uma convidada a confirmar
Moderação: Sofia Branco (jornalista)

Mais informações

Uma organização Acesso Cultura, BAD – Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas, Profissionais da Informação e DocumentaçãoGoethe-InstitutPlano Nacional de Leitura


Estão abertas até 21 de Abril, as candidaturas aos nossos prémios: Pretendemos distinguir, divulgar e promover as boas práticas na promoção da melhoria das condições de acesso – físico, social e intelectual – à participação cultural em Portugal. Consultem o regulamento e contactem-nos para o esclarecimento de dúvidas.
 


Desafiados pelo Unlimited - a organização britânica que encomenda, apoia, financia e promove novos trabalhos de artistas com deficiência - apresentámos a versão em português das Cartas para a Inclusão, um jogo que ajuda o sector da cultura a pensar criativamente as barreiras à participação cultural para pessoas com deficiência e Surdas.

Querem receber um baralho? Escrevam para geral@acessocultura.org

 
Acesso Cultura, Associação Cultural
Remover da lista    Actualizar as preferências de subscrição 






This email was sent to geral@acessocultura.org
why did I get this?    unsubscribe from this list    update subscription preferences
Acesso Cultura, Associação Cultural · Rua do Regil 4, 3 Dto · Almada 2800-510 · Portugal

Email Marketing Powered by Mailchimp
 ͏  ͏  ͏  ͏ ͏  ͏  ͏  ͏ ͏  ͏  ͏  ͏ ͏  ͏  ͏  ͏ ͏  ͏  ͏  ͏ ͏  ͏  ͏  ͏

Mensagem anterior por data: [Museum] Conferência "O Edifício do Tribunal do Santo Ofício de Coimbra a partir dos desenhos de 1634, de Matheus do Couto" Próxima mensagem por data: [Museum] Visite a Fundação Mário Soares e Maria Barroso no dia 27 de março
Mensagem anterior por assunto: [Museum] Grémio das 9 | Cláudia Cardoso | Adiado Próxima mensagem por assunto: [Museum] História Concisa das Grandes Religiões