Lista museum

Mensagem

[Museum] A propósito de órgãos (des)conhecidos

To :   "museum" <museum@ci.uc.pt>
Subject :   [Museum] A propósito de órgãos (des)conhecidos
From :   José D´Encarnação <jde@fl.uc.pt>
Date :   Thu, 23 Oct 2025 09:56:06 +0100

Title: Um som celestial - 'Tá de Levante|Sul Informação - 23 de Outubro de 2025

 

 

 

Newsletter Sul Informação

Ver online

 

 

 

 

 Elisabete Rodrigues 

 

Um som celestial

 

Olá, bom dia!

 

Há dois anos, de uma das vezes em que estive em Londres, como não tinha comprado antecipadamente bilhete para visitar a Abadia de Westminster e não tenho paciência para esperar horas em filas, fui andando pelas ruas até que descobri a Catedral de Westminster, católica, bastante feia (em estilo neo-bizantino), muito mais recente que a sua vizinha. Nunca tinha ouvido falar desta catedral, confesso.

Entrei para conhecer. Era hora do almoço e fui recebida por um som celestial: o de um órgão de tubos, a ser tocado com mestria, por alguém que ficava longe dos olhos dos visitantes. Fiquei lá, sentada num desconfortável banco de igreja, com dezenas de outras pessoas, simplesmente a ouvir, durante quase uma hora. Devo dizer que é das melhores recordações que guardei das minhas visitas a Londres.

Recordo este episódio para vos falar do Festival Internacional de Órgão do Algarve, que está prestes a começar, como o Hugo Rodrigues aqui dá conta.

Este Festival, fruto do pioneirismo e teimosia da Associação Cultural Música XXI e da Patrícia Neto Martins, sua principal organizadora, deu a conhecer os órgãos de tubos históricos que existem nas igrejas do Algarve. Muita gente nem sabia que tais órgãos ainda podiam tocar…

Também contribuiu para o restauro de alguns desses instrumentos, como já aconteceu em Portimão, em Lagoa, em Tavira.

E até levou à construção de um órgão, o que irá ser instalado na Igreja Matriz de Loulé.

Pelo meio, além de concertos sempre surpreendentes, este Festival já incluiu colaborações com nomes importantes de outras artes, como a escritora Lídia Jorge, ou concertos e visitas pedagógicas para os mais jovens.

já agora: sabia que há organistas e organeiros? E que se trata de funções diferentes?

 

 

 

 

 

 


Mensagem anterior por data: [Museum] Apresentação da Carta Arqueológica de Tabuaço Próxima mensagem por data: [Museum] Lançamento "Fazer o Lume, Fazer a Luz. Arqueologia do Fogo"
Mensagem anterior por assunto: [Museum] A cultura não é só espetáculos Próxima mensagem por assunto: [Museum] AMANHÃ - 8 de março | Auditório & Zoom | 10:00 | Entrada livre.