•  Índice por assuntos Lista archport Índice cronológico  •
Anterior por data Anterior por assunto MENSAGEM Nº 00974 de 1171 Próxima por assunto > Próxima por data >

RE: [Archport] Arqueologia em Portugal...


•   To: "'João Machado'" <pedra_formosa@hotmail.com>, <archport@list-serv.ci.uc.pt>
•   Subject: RE: [Archport] Arqueologia em Portugal...
•   From: "Filipe Castro" <fvcastro@tamu.edu>
•   Date: Fri, 16 Sep 2005 07:26:18 -0500

Eu resolvi ser arqueólogo aos 35 anos, ou coisa assim.  Antes tinha sido engenheiro civil (acabei o Técnico em 1984) e depois fiz um MBA, e só depois e que trabalhei com arqueólogos em Portugal, durante um espaço de tempo curtíssimo, aliás, nos anos noventa.

 

Depois vim para aqui estudar e acabei por decidir ficar para sempre (depois das dificuldades todas que sofri a tentar trabalhar aí).  

 

Trabalhar aqui nos EUA tem sido uma experiência excepcional.  Não porque as pessoas aqui sejam mais sábias, mais inteligentes, ou mais bem organizadas do que os portugueses.  

 

Acho que há três coisas óptimas aqui:

 

A primeira é que os americanos dizem tudo o que têm a dizer uns aos outros.  Berramos e esgadanhamo-nos nas reuniões, e depois vamos todos almoçar juntos.  Não há facas a voar no escuro quando se vira as costas.  

 

A segunda diferença é que isto é uma coisa muito próxima de uma meritocracia.  Não tenho aqui na universidade nenhum chefe estúpido, bronco ou preguiçoso, a odiar-me porque eu faço troca deste presidente ou do outro, a perseguir-me porque eu faço parte de uma rede de protecção dos GLBTs e tenho posters no meu gabinete e no meu laboratório, etc., por aí a cima, até ao presidente.  E a minha universidade foi considerada a universidade pública mais conservadora dos EUA no ano passado.

 

A terceira coisa é talvez a mais importante e a que faz mais diferença entre as minhas experiências em Portugal e aqui:  os americanos não são invejosos e congratulam-se a sério com os sucessos dos colegas.  O nível de colaboração e entreajuda entre nós é uma vantagem enorme sobre outros grupos, porque nos faz funcionar como uma equipa.  Passamos a vida a mandar fotocopias de artigos uns aos outros, temos grupos de discussão, almoços em que apresentamos as nossas ideias uns aos outros e um armário com todas as bolsas que foram aprovadas fotocopiadas para tirarmos ideias e frases que funcionaram.  No fim do verão mandamos CDs com as fotografias das escavações uns aos outros e em imensos casos revemos os artigos uns dos outros antes de os submeter.

 

Em todo o caso, devo dizer que, embora agora não tenha qualquer contacto com arqueólogos em Portugal, até há três anos tinha e acho que há uma geração mais nova que é bastante diferente de algumas das pessoas com quem eu trabalhei aí, e de quem agora fujo como o diabo da cruz!  J

 

Filipe Castro

Texas, EUA

 

 

 

 


From: archport-bounces@list-serv.ci.uc.pt [mailto:archport-bounces@list-serv.ci.uc.pt] On Behalf Of João Machado
Sent: Friday, September 16, 2005 5:12 AM
To: fvcastro@tamu.edu; archport@list-serv.ci.uc.pt
Subject: [Archport] Arqueologia em Portugal...

 

Caro Colega!

 

Sou arqueólogo e apesar de pertencer à classe não posso negar as críticas que tem vindo a fazer à arqueologia Portuguesa! Aliás... Não posso estar mais de acordo com elas!

Agrada-me o facto de alguém tomar a palavra (revoltada... e com razão!) e fazer dela "protesto" de descontentamento!

O meu bem-haja e já agora continue, porque só discutindo e aclarando (por vezes "iluminando" quem tudo quer ignorar) é que se "constrói"!

 

De alguém que espera poder fazer realmente arqueologia séria,

 

Os melhores cumprimentos

 

João Machado

 


Mensagem anterior por data:
     FW: [Archport] Arqueologia em Portugal...
Próxima mensagem por data:
     [Archport] Ainda Tróia (desculpe lá!...)
Mensagem anterior por assunto:
     [Archport] Arqueologia em Portugal...
Próxima mensagem por assunto:
     Re: [Archport] Arqueologia em Portugal...