•  Índice por assuntos Lista archport Índice cronológico  •
Anterior por data Anterior por assunto MENSAGEM Nº 01256 de 2006 Próxima por assunto > Próxima por data >

[Archport] Um Bar Egípcio está em perigo, Srª Ministra!


•   To: "archport" <Archport@lserv.ci.uc.pt>
•   Subject: [Archport] Um Bar Egípcio está em perigo, Srª Ministra!
•   From: José d'Encarnação <jde@fl.uc.pt>
•   Date: Fri, 20 Jan 2006 23:00:18 -0000

CARTA ABERTA À MINISTRA DA CULTURA
  Ex.mª Srª
  Drª Ministra da Cultura
  
  Há um crime contra a cultura que está prestes a acontecer em Braga. Um crime contra a nossa memória colectiva.
  O Bar Egípcio do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços do Minho, na famosa e pedonal Rua do Souto, nº 9, 1º andar, bem no centro de Braga, está ameaçado de destruição e a Câmara Municipal não parece estar interessada na sua conservação.
  Inaugurado em 1937, enquadrado pela campanha do nacional-sindicalismo (?os sindicatos precisam de boas sedes que os dignifiquem?), de Rolão Preto, durou até hoje. Este bar é um projecto de José de Faria Barbosa e do decorador António Alvim Braga, tendo o pintor Lúcio Fânzeres pintado nas paredes os ornamentos do Café Oriental, de Guimarães.
  Contém pinturas que devem ser admiradas (incluindo um jogo de tabuleiro, uma cena de guerra, a cruz da longa vida que passou para Santo Antão, etc., etc.). Este bar oriental é o último que resiste, após perdermos o café egípcio de Guimarães (Café Oriental) e os cafés chineses da Póvoa do Varzim! Para que não o vejamos apenas em livro, há que salvar esta relíquia do exotismo em Portugal! Aliás, este bar está documentado nalguns estudos, sendo estas foto de: BASTOS, Celina; SANTOS, Rui Afonso ? Egiptomania em Portugal: das artes de cena à decoração de interiores. Margens e Confluências, Guimarães, 7/8 (Dez. 2004), p. 60-71.
  Culturalmente este bar tem muito a ver com a vida de Braga, uma vez que foi aqui que se reuniu pela primeira vez o Sindicato da Poesia, cujas reuniões seguintes foram no Branca a Velha.
  O bar está em bom estado porque inicialmente era apenas um bar de fachada, para ser visto, mas depois do 25 de Abril entrou em degradação com os vapores dos cafés, etc. O pior de tudo é a água que está a estragar o tecto porque a clarabóia está estragada e o Sindicato não a pode arranjar porque o edifício não lhe pertence! Ainda por cima, consta que a Câmara lá pretende instalar mais um centro comercial! Um centro comercial no centro de Braga? Para quê? Já é uma zona cheia de serviços e assim ainda vai ser mais despovoado à noite! Para quê? Para tornar ainda mais inseguro sair à noite no centro de Braga? Para aumentarem os assaltos?
  Confessamos que, tal como a maioria dos leitores, também desconhecíamos a existência desta preciosidade, contudo, após visitarmo-lo num ?Passeio a Norte? no passado dia 17 de Dezembro, acreditamos que ainda é possível salvar o Bar Egípcio de Braga!
  A Bem do Nosso Património Cultural.
  
  Adriano Simões da Silva
aavss1@yahoo.com.br

Mensagem anterior por data:
     [Archport] Percurso pedestre "Á Descoberta da Via XVIII"
Próxima mensagem por data:
     [Archport] Fwd: Una tomba a incinerazione è stata trovata oggi nel Foro di Cesare
Mensagem anterior por assunto:
     [Archport] Uma pequena reflexão!
Próxima mensagem por assunto:
     [Archport] Um dia na pré -história... em Alcalar