• Índice por assuntos | Lista archport | Índice cronológico • | ||
< Anterior por data | < Anterior por assunto | MENSAGEM Nº 01289 de 1294 | Próxima por assunto > | Próxima por data > |
Caro Vasco Gil Soares Mantas, note que ainda
ninguém, nesta lista, pôs a figura da Almeida Garrett em causa, quer como
vulto da literatura portuguesa, quer como figura do seu tempo. E se o
foi!
E, tendo-o sido e vivido da forma como Almeida
Garrett viveu, a melhor forma de o divulgar, de dar a conhecer a sua obra é
preservando a morada em que viveu 1 único ano dos 55 de vida que gozou? A sua
última casa de Lisboa, num percurso que começa no Porto e segue pelo país e pela
Europa?
Não conheço a casa e talvez uma homenagem deste
tipo vá com o lado "estético" da figura, não importando, João Marreiros, se a
casa era dele, se alugada.
Um país não fica velho
nem novo por conservar uma casa velha ou por a deitar abaixo mas sim, parece-me,
se o percurso de um homem de ontem servir para nos fazer reflectir sobre o
percurso de hoje, se as casas onde viveu servirem não para serem vistas, mas
para nos fazerem ver o que ele viu e compreendermos melhor a sua acção, a sua
obra e a sua época. Se pensarmos, se nos ajudar a pensar, a
compreender ...
Um país fica velho ou
fica novo consoante os projectos que faz e como os faz.
Ocos ou
plenos?
Salvamos paredes por
uma das muitas vidas que acolheram, mas vazias ou enchemo-las, ali ou noutro
qualquer espaço, da vida e memória de um homem. E assim, enchemos a nossa
vida e construímos memórias?
Repito, o projecto
parece-me curto. Porque, nesta questão, o património não é a casa. O
património é Almeida Garrett, a sua vida e a sua obra.
Onde está?
E permitam-me ainda
mais uma coisa: a Assembleia da República apresenta uma exposição de obras da
colecção de Serralves. Visitem-na. Na Biblioteca encontrarão 3
garrafas de vidro de Coca-Cola, antigas, com liquido em 3 níveis
diferentes.
A exposição é de arte
contemporânea. O extraordinário daquelas 3 peças é que têm mensagens de
teor político gravadas no vidro e assim circulavam quando
cheias. Nunca conseguiram apanhar, na fábrica brasileira (salvo erro!),
quem fazia as gravações.
Deixo-vos a pergunta: é
esta a colecção certa para estas 3 garrafas?
Cumprimentos
clara
vp
|
Mensagem anterior por data: [Archport] Adeus José Carlos |
Próxima mensagem por data: Re: [Archport] Casa de Garrett - última oportunidade |
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Casa de Almeida Garrett |
Próxima mensagem por assunto: RE: [Archport] Casa de Garrett - última oportunidade |