•  Índice por assuntos Lista archport Índice cronológico  •
Anterior por data Anterior por assunto MENSAGEM Nº 01922 de 1930 Próxima por assunto > Próxima por data >

Re: [Archport] Empresas de Arqueologia


•   Subject: Re: [Archport] Empresas de Arqueologia
•   From: "Alexandre Monteiro" <alexandre.monteiro@gmail.com>
•   Date: Mon, 25 Sep 2006 00:42:56 +0100

Bem dito. Por vezes, a precaridade do emprego - a palavra-chave nos dias que correm - faz-nos esquecer que qualquer trabalhador, independente ou por conta de outrém, tem direitos, para além de deveres.
 
Esses direitos podem ser verificados, aqui:
 
https://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt/cidadao/areas+interesse/emprego+e+actividade+profissional/
 
(já que estamos aqui, outro link acessório ao tema em debate mas útil para a nossa área de estudo, encontra-se aqui:
 
https://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt/cidadao/areas+interesse/cultura+e+comunicacao+social/patrimonio/  )
 
 
ou em qualquer bom sindicato.
 


 
2006/9/24, Ana Duarte <aduarte79@gmail.com>:
Boas noites!
 
O meu nome é Ana Sofia, sou arqueóloga e, venho por este meio dar a minha opinião sobre a questão que se levantou ( e a forma como se levantou ) relativamente às empresas de arqueologia.
Em primeiro lugar acho que há aqui muitas coisas a ter em conta. Na minha opinião, e sei que não sou a única a pensar desta forma, existem várias coisas, no momento, a falhar nas empresas de arqueologia em Portugal...e estaria a ser hipócrita se dissesse o contrário. Mas, temos que ter em conta duas situações distintas: uma coisa é ir trabalhar para uma empresa, consciente das condições que me oferecem (porque temos sempre a oportunidade de dizer "não" e de procurar outos trabalhos), outra coisa é ir trabalhar para uma empresa, consoante determinadas condições e estas não serem cumpridas. E aí sim, acho que não nos podemos calar e temos obrigação de reclamar por aquilo que nos "prometeram" e a que temos direito.
Mas as coisas nem sempre são tão simples como parecem e infelizmente o mundo arqueológico parece-me cada vez mais pequeno...Não quero com isto dizer que aprovo a forma como esta discussão aqui se lançou, mas...o que é certo é que nunca sabemos o dia de amanhã, não sabemos se se falarmos hoje, se teremos trabalho amanhã...é um pouco triste e talvez o interpretem como cobardia, mas é esta a verdade.  Mas, o que é certo é que existem falhas, graves, dentro das empresas de arqueologia e que acho realmente que estas deviam ser vistas e discutidas com atenção, mas...se possível, de uma forma mais legítima. O que eu quero dizer com isto, é que talvez estivesse na hora de surgir um organismo...associação ou sindicato, que estipulasse dentro da arqueologia algumas regras base...que exigisse um tabelamento de preços de trabalhos (mesmo que esse partisse de cada empresa), que fiscalizasse a forma de administração de cada empresa; os prazos de pagamento e condições dadas, e onde acima de tudo, pudessemos recorrer abertamente e não de forma anónima para expor qualquer questão que nos surgisse (desde as questões mais práticas, às questões juríricas, económico-financeiras, etc. relativas à nossa actividade). Acho que, seria...antes demais, um começo para a melhoria da situação existente.
 
Com os melhores cumprimentos,
Ana Sofia Duarte
 
 
 

_______________________________________________
Archport mailing list
Archport@lserv.ci.uc.pt
http://lserv.ci.uc.pt/mailman/listinfo/archport




Mensagem anterior por data:
     [Archport] Projecto GothicMed - Arquitectura Gótica no Mediterraneo
Próxima mensagem por data:
     [Archport] (sem assunto)
Mensagem anterior por assunto:
     [Archport] Empresas de Arqueologia
Próxima mensagem por assunto:
     [Archport] Encontro "Autarquias e Cultura"