•  Índice por assuntos Lista archport Índice cronológico  •
Anterior por data Anterior por assunto MENSAGEM Nº 02010 de 2078 Próxima por assunto > Próxima por data >

[Archport] Datação objectiva da arte paleolítica do Vale do Côa


•   To: "Archport" <Archport@lserv.ci.uc.pt>
•   Subject: [Archport] Datação objectiva da arte paleolítica do Vale do Côa
•   From: Luís Luís <luisluis.pavc@ipa.min-cultura.pt>
•   Date: Mon, 2 Oct 2006 16:52:05 +0100

 

Caros colegas,

 

Serve esta mensagem para informar os eventuais interessados que acaba de ser publicado em linha o artigo que publica as datas do Fariseu, e que será publicado em papel no número de Dezembro da Antiqutity:

 

MERCIER, Norbert; VALLADAS, Hélène; AUBRY, Thierry; ZILHÃO, João; JORONS, Jean-Louis; REYSS, Jean-Louis; SELLAMI, Farid (2006) - Fariseu: First confirmed open-air Palaeolithic parietal art site in the Côa Valley (Portugal). Antiquity. York. 80: 310, s.p.

 

Poderão desde já consultá-lo em http://antiquity.ac.uk/projgall/mercier/index.html ou a partir do site do PAVC: http://www.ipa.min-cultura.pt/coa (Investigação/Publicações/Recentes).

 

A escavação do sítio do Fariseu em 1999 permitiu a identificação de camadas arqueológicas em associação directa com um painel profusamente gravado com motivos paleolíticos. O presente artigo publica as datações absolutas então obtidas. Trata-se pois de um texto definitivo quanto à antiguidade da arte do Côa. Se é que ainda era razoável ter quaisquer dúvidas...

 

A partir de agora temos um número: mais de 14.500. E sabemos como os números são importantes nos tempos que correm. Em apenas 10 anos dataram-se de forma objectiva as gravuras do Côa. Falta “só” agora detalhar este terminus ante quem.

 

Para além painel gravado e da sua datação arqueológica, duas campanhas de escavação do sítio (1999 e 2005) possibilitaram ainda a identificação de mais de meia centena de placas gravadas – o maior conjunto de arte móvel do território nacional – e os primeiros vestígios de fauna paleolítica ao ar livre em Portugal. Estes dados foram também recentemente objecto de publicação numa revista de divulgação arqueológica.

 

AUBRY, Thierry (2006) - Vallée du Côa : Un art préhistorique unique. Archéologia. Dijon. 436, p. 62-71.

Resumo em: http://www.archeologia-magazine.com/scripts/detail_article.asp?id_art=20319&id_titre=2&id_pro=2334

 

Relembramos finalmente que se encontram disponíveis cerca de sete dezenas de artigos científicos sobre o Vale do Côa, a sua arte e ocupação humana, no site do PAVC: http://www.ipa.min-cultura.pt/coa (Investigação/Publicações científicas).

 

 

Com os melhores cumprimentos,

Luís Luís

 


Mensagem anterior por data:
     [Archport] Last call - Exceptionally, we are accepting proposals of papers for this session of TAG Exeter until the 6th October - please spread this news - thanks
Próxima mensagem por data:
     [Archport] SESSÃO DE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ARQUEOLÓGICOS
Mensagem anterior por assunto:
     Re: [Archport] Danos irreversíveis em Cerro Furado (Beja)
Próxima mensagem por assunto:
     [Archport] Debate Reestruturação da Tutela