http://www.cm-portel.pt/pt/site-acontece/eventos/Paginas/festival-cinema.aspx
Portel Debate o Castelo
Pelas 15.00 horas de Sábado, dia 14, terá lugar no Auditório Municipal de Portel um Debate sobre “O Castelo, Passado e Futuro”, com a presença de José Manuel Grilo, Presidente da Câmara Municipal de Portel, Maria de Jesus Monge, Directora do Castelo de Vila Viçosa, Miguel Gomes Martins, Escritor e Historiador, Fernando Dacosta, Escritor e Jornalista, Lauro António, Cineasta e Director do Festival de Cinema “O Castelo em Imagens”, entre outros.
Este debate insere-se na programação do Festival de Cinema “O Castelo em Imagens” que, desde 2015 procurou pôr em prática uma ideia de há já algum tempo, convidando a juntarem-se a Portel outros castelos, nesta aventura. A intenção é a troca de opiniões, de experiências, a criação de uma cumplicidade entre o património físico e o património imaterial dos castelos. Para tanto em 2015 o castelo convidado foi o Castelo de Guimarães e esta edição de 2016 terá como convidado o Castelo de Vila Viçosa.
Há catorze anos que se realiza em Portel o Festival de Cinema e Vídeo “O Castelo em Imagens” e há treze que a ele se encontra agregado o Concurso Nacional Escolar sobre o mesmo tema. No Festival têm-se mostrado filmes, sem intuito competitivo, onde os castelos de todo o mundo são ou objecto central, ou fazem parte integrante da sua estrutura.
“O Castelo em Imagens” tem sido, desde o início, um festival de cinema que tenta promover e incentivar o bom cinema, divulgar a história de uma arte que é considerada a sétima, mas que é, actualmente, uma das de maior prestígio e importância social, sensibilizando as plateias, as mais novas e as menos novas, para estéticas e éticas que possam conduzir o homem a ideais de beleza e de bondade que andam, por vezes, muito arredados do nosso quotidiano. Claro que a nossa visão dos castelos tem sido abrangente. O castelo não é só a construção militar em rocha e madeira, mas o castelo pode e deve ser muito mais do que isso.
Desde a segunda edição deste festival, foi criado, paralelamente, o Concurso Nacional Escolar, dedicado aos jovens em idade escolar, do ensino básico ao superior, que quisessem expressar as suas artes e sensibilidades, os seus conhecimentos e a sua fantasia, em pintura, desenho, fotografia ou vídeo. Com o castelo como tema inspirador, o concurso nasceu, e em boa hora o fez, porque desde a primeira edição se mostrou uma certeza motivadora. Centenas de concorrentes, muitos e bons trabalhos incitaram-nos a prosseguir. E progredir.
Em 2015 “O Castelo em Imagens” abriu-se a uma nova iniciativa. O Festival passa a ter anualmente um castelo como convidado especial. O primeiro convidado foi o Castelo de Guimarães, berço da nacionalidade, que foi eleito por essa mesma razão. Porque dali nasceu Portugal. Este ano, o castelo convidado será o de Vila Viçosa, uma das sedes da Fundação da Casa de Bragança. Tal como na passada edição, também esse ano haverá no sábado, dia 14, um encontro para discutir os castelos, nas suas mais diversas vertentes.
|