NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS DO PATRIMÓNIO CONFERÊNCIA QUEBRA-NOZES E CHIMPANZÉS: CONSTRUINDO PONTES ENTRE A ARQUEOLOGIA E A PRIMATOLOGIA – INVESTIGAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM EVOLUÇÃO HUMANA POR SUSANA CARVALHO CÂMARA MUNICIPAL DE LEIRIA, MESTRE EM EVOLUÇÃO HUMANA PELO DEPARTAMENTO DE ANTROPOLOGIA DA
UNIVERSIDADE DE COIMBRA, MEMBRO DA EQUIPA INTERNACIONAL DE BOSSOU-NIMBA DA UNIVERSIDADE DE QUIOTO,
JAPÃO 18 DE JUNHO DE 2007 ANFITEATRO 1 16H30 FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA AV. DE BERNA, 26-C 1069-061 LISBOA METRO: CAMPO PEQUENO E PRAÇA DE ESPANHA COMBOIO: ENTRECAMPOS ENTRADA LIVRE APOIOS: FCSH-UNL AEFCSH INFORMAÇÕES: 93 863 21 28; 93 663 65 64 A aplicação
de métodos da Arqueologia à Primatologia amplia o conhecimento sobre a cultura
material dos Chimpanzés e, consequentemente, sobre a Evolução Humana. Nas regiões
de Bossou e Diecké, Guiné Conakry, África Ocidental, a autora observou pela
primeira vez cadeias operatórias (a tecnologia como processo faseado em várias
etapas) no aproveitamento de utensilagem lítica por chimpanzés (Pan troglodytes verus) no seu habitat
natural. Por via da combinação de métodos arqueológicos e primatológicos, foi
identificada diversidade regional entre os conjuntos líticos observados. O tipo
de matéria-prima, a sua disponibilidade e a mobilidade das ferramentas são indicados
como possíveis constrangimentos ecológicos para o desenvolvimento tecnológico
em primatas humanos e não-humanos. Além disso, foi possível encontrar um padrão
de três tipos de estratégias de exploração de recursos, com afinidades
relativamente às estratégias dos hominídeos Olduvaienses. Esta investigação,
no âmbito do projecto mais alargado em que se insere, que procura encontrar e
explicar as origens evolutivas das primeiras tecnologias veio colocar na ordem
do dia a discussão sobre a proximidade entre o género humano e os primatas
não-humanos mais próximos, afastando-se cada vez mais a ideia de que existem
comportamentos que nos são exclusivos, como seja a própria planificação
tecnológica. A questão não podia ser mais premente: a partir de que momento somos
humanos? |
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