NOVA CARTA ARQUEOLÓGICA DE MARVÃO
Caros Amigos(as)
Conforme anunciado, foi ontem lançado em Marvão o nº14 da revista "Ibn Maruan", editada pela Câmara Municipal de Marvão, com a eficiente colaboração das Edições Colibri. Trata-se de um número monográfico referente à Nova Carta Arqueológica de Marvão, importante contribuição para a arqueologia da região, que vem actualizar a carta publicada em 1953, também por iniciativa da Câmara da bela vila alentejana, por Afonso do Paço.
São autores da Nova Carta os arqueólogos Jorge de Oliveira, Sérgio Pereira e João Parreira. O volume, muito ilustrado, tem 299 páginas e enumera um total de 275 sítios arqueológicos.
À cerimónia do lançamento, presidida pelo Engº Vítor Frutuoso, Presidente da Câmara de Marvão, assistiram muitas dezenas de pessoas, incluindo numerosos arqueólogos.
O labor, de excelente qualidade
científica, agora posto à disposição de investigadores ou de simples interessados pelo nosso património, mostra, de forma eloquente, quanto a arqueologia do Concelho de Marvão não se limita às ruínas de Ammaia, elas própria exigindo uma nova filosofia de intervenção.
O lançamento foi acompanhado por uma interessante conferência do Doutor Jorge de Oliveira, salientando os aspectos mais interessantes da arqueologia concelhia. Parece-nos, pois, haver aqui um exemplo a seguir.
Cordiais cumprimentos
Vasco Gil Mantas
(CIUARQ)
Be a better friend, newshound, and
know-it-all with Yahoo! Mobile.
Try it now.