Re: [Archport] Valas de sondagem arqueológica coloca m em risco mesquita islâmica de Mértola
"O departamento histórico e artístico da diocese de Beja ter-se-á oposto aos trabalhos, pela sua dimensão, posição que não foi seguida pelo pároco local - entretanto substituído - que autorizou as sondagens. As escavações foram iniciadas em 2004, com a recuperação do telhado da mesquita. Seguiu-se a escavação, trabalho que não teve continuidade, o mesmo acontecendo com as sondagens que estavam a decorrer no castelo de Mértola e área envolvente, por alegada "falta de recursos financeiros", explicou Jorge Pulido Valente, presidente da Câmara de Mértola."
Tendo em conta os desenvolvimentos - trabalhos parados a meio, com risco patrimonial assegurado - parece-me bem que a diocese de Beja tinha razão...
Em 16/01/08, Graca Cravinho <fcsilva@ptmat.fc.ul.pt> escreveu:
"O responsável alega que não faz sentido, "do ponto de vista religioso", manter aberta ao culto a igreja matriz. É frequente os visitantes do monumento esperarem à porta enquanto decorre a celebração."
E eu a pensar que a função primordial de uma igreja era a celebração do culto religioso?!...
"O departamento histórico e artístico da diocese de Beja ter-se-á oposto aos trabalhos (...)"
Alguém se lembra do Pe. Nunues Pereira, pároco na igreja de S. Bartolomeu (em Coimbra) e do seu entusiamo e empenhamento nas escavações nela realizadas, nos finais dos anos 70? A informação (e a confirmação das fontes escritas) que elas permitiram!
Graça