Lista archport

Mensagem

[Archport] FW: os recem licenciados em arqueologia

To :   <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] FW: os recem licenciados em arqueologia
From :   miriam delgado <nereidade@live.com>
Date :   Tue, 12 Feb 2008 15:04:44 -0100




From: nereidade@live.com
To: archport-request@ci.uc.pt
Subject: os recem licenciados em arqueologia
Date: Tue, 12 Feb 2008 14:57:18 -0100

Em primeiro lugar gostaria de felicitar o Archport por ser dos poucos sítios na internet onde se faz divulgaçao da actividade arqueológica entre outros assunto de grande interesse.

Seguidamente ,falarei de um dos principais problemas da arqueologia Portuguesa. muito neta lista de discussao se tem dito sobre os vários problemas da arqueologia em Portugal ,mas temo-nos sistematicamente esquecido de um fulcral: os recém-licenciados em arqueologia em Portugal de que ninguém fala, mas se for possível toda a gente explora e quanto mais melhor. Se bem que para estes cidadãos já e normal pois, durante o curso acontece-lhes o mesmo pois trabalham para os senhores doutores fazem-lhe as prospecções entre outras actividades, que os senhores doutores aproveitam para as suas teses de 8 e 10 volumes sem agradecerem a ajuda que tiveram.Bem sendo muito franca as vezes estes senhores doutores agradecem se o aluno durante o curso souber dar a volta ao docente talvez acabam por arranjar um pequeno posto ou  seja algo que cientificamente designamos por 2 processos:  o de "dar graxa" e de "cunha".embora se saiba que estes 2 processos "científicos" sao puníveis por lei com os nomes pomposos de favorecimento, trafico de influência, entre outros palavrões jurídicos que não sao para aqui chamados.Se bem que a certos investigadores que vão pela usurpação de descobertas e exploração pura e dura e nem por isso arranjam um "tacho" a isto lesado, ja vem de longe e alguns dos que hoje sao os chamados grandes investigadores da arqueologia portuguesa se meterem a mão na consciênciaconsciencia descobrirão no seu passado atitudes menos próprias. antigamente a maior parte da arqueologia portuguesa era feita pelos denominados arqueólogos amadores hoje em dia e feita pelos estudantes das Universidades, o que não e mau, mas o valor destes estudantes deveria ser reconhecido.

Mas, voltemos ao assunto recém-licenciados. O que faz afinal um jovem recém licenciado em Arqueologia em Portugal?
Bem a resposta parece-nos hoje em dia óbvia, o mesmo que a maioria dos outros recém-licenciados, trabalhar em centros comerciais, e hipermercados!!!!Infelizmente, já nem isso hoje em dia e certo, pois tem vindo a criar-se uma nova moda neste nosso maravilhoso pais o denominado excesso de habilitações!!!!Seria aqui também intressante expor o papel das Universidades neste Pais das Maravilhas, sim aquelas instituições que durante  4 anos  (hoje em dia 3 anos) exploram o pobre estudante,  com propinas cada vez mais altas,  e professores que obrigam a comprar livros e livros quanto mais caros melhores, fotocopias , resmas de fotocopias que no  fim do curso chegam para ocupar uma estante. Se bem que hoje em dia o papel das fotocopias no ensino esta em rico devido aos direitos do autor. Mas, o estudante que tem que se desenrascar, ja que ninguém o faz por ele graças a Deus tem aderido ao e-book, senão pobres pais.

Ouve-se por ai dizer que qualquer  dia  voltamos ao tempo de Salazar em que so os mais ricos estudam. bem pessoalmente acredito que já tivemos mais longe disso do que estamos actualmente.
Embora existam os aclamados serviços da  Acção Social, muitas vezes não sao os que mais necessitam que mais recebem.

Bom, voltando  as Universidades  que formam, ou melhor, cobram dinheiro durante 3 ou 4 anos  e no fim do curso o que fazem?
Bem em primeiro lugar cobram 15 euros por um certificado de habilitações que so é valido se for aacompanhado pelo denominado canudo ou carta de curso que custa a modica quantia de 135 euros ,fazendo as contas para se ser licenciado ao fim de 4 anos e quase cerca de 800 contos em moeda antiga só para proprinas ainda sao precisos mais 30 contos para se ser licenciado para aquilo que se estudou.Assim sendo, o aluno paga tudo caladinho e não ha cá reclamações, e no fim de todo o processo com o perdão da palavra leva um pontapé no  cu, e nem direito a um cartão de biblioteca  ou das fotocopias tem direito é ex aluno. Por isso, se calhar e melhor  nem falarmos  de a opção de estágio, para um curso como arqueologia que e denominado de prático a coisa fica muito feia. em suma, a universidade forma e não se importa se há ou não há emprego se o aluno tem estagio ou não o que é preciso e dinheiro entrar e quando não entra ai é que a porca torce o rabo.

Como atrás referimos as lojas do centro comercial e os hipermercados já não vão na onda do recém-licenciado,este pobre coitado que se farta de mandar currículos para câmaras e empresas e so recebe cartas das câmaras com historia de concursos públicos  e falta de dinheiro, entre outros aspectos e das empresas nem sim nem não, não há resposta. pensa o recém licenciado isto ta tramado em arqueologia, vamos ter de mudar de área e mete-se no telemarketing ou na promoção de produtos! e começa a trabalhar com os maravilhosos inigualáveis recibos verdes.

De vez em quando la aparece um emprego numa empresa de arqueologia quase sempre também com o critério dos recibos acima referido e com outros 3 que os recém licenciados tambem adoram , o ter carta, viatura própria como e houvesse dinheiro e  a mítica expressão 2 anos de experiência.

De repente o recem licenciado olha para o calendario e ve que ja passou meio ano e que a palavra adequada para ele ja nao é recem licenciado, mas sim desempregado ou trabalhor independente se estiver no telemarcketing ou algo do género. E surge-lhe o pensamento eu se realmente quero arqueologia não é aqui! e tenta a sorte no estrangeiro e muitas das vezes tem sucesso.

E agora pensando bem que pais e este que gasta dinheiro em formação superior, que acaba por ser um investimento a fundo perdido, ja que depois de acabarem o curso as pessoas tem de trabalha para o estrangeiro, pois se ficam cá acabam por vender enciclopédias as portas, não e que vender enciclopédias não seja digno ,porque é!!! Mas sera isto justo??? E quem responde a isto?


com os melhores cumprimentos,
recém licenciada a quase 6 meses.
Ex vendedora de enciclopédias

P.S- desculpem os erro mas acho que da para passar a mensagem








Express yourself instantly with MSN Messenger! MSN Messenger


Express yourself instantly with MSN Messenger! MSN Messenger

Mensagem anterior por data: [Archport] Curso de iniciação: ALEXANDRE MAGNO e o Mundo do seu tempo Próxima mensagem por data: Re: [Archport] FW: os recem licenciados em arqueologia
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Fw: O regresso de Vasco da Gama Próxima mensagem por assunto: Re: [Archport] FW: os recem licenciados em arqueologia