Lista archport

Mensagem

[Archport] Fw: Escavações da villa romana de Vale do Mouro e a suposta denúncia

To :   "archport" <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Fw: Escavações da villa romana de Vale do Mouro e a suposta denúncia
From :   José d'Encarnação <jde@fl.uc.pt>
Date :   Tue, 20 May 2008 14:51:49 +0100

----- Original Message -----
Sent: Tuesday, May 20, 2008 10:26 AM
Subject: Escavações da villa romana de Vale do Mouro e a suposta denúncia

Bom dia professor,
Peço-lhe que re-envie a seguinte mensagem para a sua lista de discussão, a Archport, uma vez que me apresenta mensagem de erro sempre que o tento fazer.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Pereira


--------------------------------------------
Bom dia,

Após havermos tido a oportunidade de ler um comentário presente no blog "Nível de Bolha", que nos últimos dias parece ter atraído bastante atenção do meio arqueológico português (para melhor ou pior), gostaríamos de fazer alguns comentários acerca da opinião de um/a certo/a "A. Lameira". Embora o crédito das afirmações proferidas por este/a aluno/a sejam, no mínimo, pouco credíveis (a denúncia de um caso num blog sem identificação assim o comprova), é-nos difícil não refutar a sua pseudo-denúncia.

Se o senhor (ou senhora) esteve presente em alguma das campanhas de escavação da villa romana de Vale do Mouro, a sua opinião seria devidamente apreciada, quer relativamente aos métodos adoptados, quer aos horários escolhidos pela direcção (de resto, como sempre tem sido o caso). Todas as opiniões foram, são e sempre serão bem vindas.

Todos os alunos de arqueologia, arqueólogos e técnicos de arqueologia estão conscientes (ou deveriam estar) que o processo de uma escavação arqueológica é uma actividade destrutiva: por muito cuidado que se tenha vão sempre ser destruídos vestígios. Tudo depende da forma como se procede aos registos.

Ingerências estranhas a uma escavação existem sempre: colocamos aqui o repto para que alguém dê um caso de uma escavação em Portugal ou alhures que esteja 100% segura durante todo o ano. Apenas podemos informar as pessoas que trabalham ou vivem em locais próximos do que fazemos aí e pedir que nos ajudem a vigiar a zona.
Todavia, e como dizem no dito blog, a "lista continua" e todas essas acusações podem ser refutadas.

A nível do acompanhamento e qualidade científica, a equipa que todos os anos integra a escavação citada é, na sua maioria, composta por especialistas com uma vasta experiência de campo e laboratório reconhecidos internacionalmente nas suas respectivas áreas (estudo de cerâmicas, metais, vidro, etc) que aí trabalham como voluntários, durante as suas férias. Se considera a escavação um campo de férias por as pessoas passarem as suas férias a trabalhar, devia tentar escavar mais como voluntário durante as suas próprias férias.

À pessoa responsável pelo comentário presente nesse blog, se verdadeiramente crê que tem razão no que diz, estamos prontos a responder a tais acusações perante a tutela.

Com os melhores cumprimentos,
Pedro Pereira
(em nome da equipa que actualmente estuda o sítio arqueológico da villa romana do Vale do Mouro)

Mensagem anterior por data: [Archport] Hoje tenho emprego, amanhã não sei (diário IOL) Próxima mensagem por data: Re: [Archport] Blog de Arqueologia e pseudo-denuncias
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Fw: Equipas técnicas e afins Próxima mensagem por assunto: [Archport] FW: Escavações na Capela de São Pedro da Capinha, Fundão