Lista archport

Mensagem

[Archport] Concerto da Orquestra do Círculo de Música de Câmara

To :   "ARCHPORT" <Archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Concerto da Orquestra do Círculo de Música de Câmara
From :   "Director MNA" <director@mnarqueologia-ipmuseus.pt>
Date :   Tue, 24 Jun 2008 12:26:48 +0100

Title: Newsletter
CONCERTO
 
Orquestra do Círculo de Música de Câmara
29 de Junho de 2008, pelas 16 horas

 

Programa

 

Alessandro Marcelo (1669-1747) ? Concerto para oboé e cordas

Johann Krieger (1649-1725) ? Danse

F. Schubert (1797-1828) ? Rosamunde

Alberto Ginastera (1916-1983) ? Impresiones de la Puna para flauta

Gustav Holst (1874-1934) ? Suite de São Paulo

Alberto Nepomuceno (1864-1920) ? Serenata

Ernâni Aguiar (1950) ? Tempo de Maracatú e Caboclinhos

 

ENTRADA LIVRE

 

 

Círculo de Música de Câmara (CMC)

A orquestra do Círculo de Música de Câmara é uma orquestra de cordas e foi fundada em 1989 por iniciativa de um grupo de amadores de música, contando igualmente com a adesão de alguns músicos ex-profissionais e profissionais.

Desde o início, a direcção da orquestra ficou a cargo do Maestro Alberto Nunes, fundador e dirigente da Orquestra Sinfónica Juvenil e, durante largos anos, Director da Academia de Música de Santa Cecília (AMSC). Ainda em 1989, a orquestra realizou o primeiro concerto público e, desde então, tem-se apresentado regularmente, contando já com a realização de cerca de 100 concertos, em Lisboa e noutras zonas do país, em salas de grande prestígio como, por exemplo, o Palácio de Queluz, o Palácio Foz, a Aula Magna, o Centro Cultural de Belém, o Teatro Nacional de S. Carlos ou a Igreja de S. Roque.

Tendo iniciado a sua actividade com 10 elementos, a orquestra conta, actualmente, com cerca de 19 instrumentistas permanentes, grande parte dos quais ex-alunos da Academia de Música de Santa Cecília. Tem igualmente colaborado com solistas, cantores, instrumentistas profissionais e coros.

O repertório diversificado com que se tem apresentado procura ir ao encontro das preferências dos variados auditórios, orientando-se fundamentalmente para as obras de orquestra de cordas, abrangendo os períodos barroco, clássico, romântico, moderno e contemporâneo.

 

Maestro Paulo Videira

Paulo Videira é licenciado pela Escola Superior de Música de Lisboa em Composição. Estudou com Eurico Carrapatoso, Luís Tinoco, Sérgio Azevedo e Christopher Bochmann, com o qual fez ainda estudos particulares de harmonia e composição. Participou em seminários de composição com Emanuel Nunes na Fundação Calouste Gulbenkian e com o canadiano Murray Schafer. Como compositor teve várias obras estreadas em Lisboa, Madrid, Paris, Londres, Lille e Leipzig.

Estudou Direcção de Orquestra em França, no Conservatorie de Lille, no âmbito de um curso de pós-graduação desse Conservatório, sob a orientação do Maestro Jean Sebastian Béreau e participou, ainda com este maestro, no I, III e IV Estágios de Direcção de Orquestra de Leiria.

Como Maestro/Compositor, tem tido uma actividade intensa em palestras, conferências e concertos em Portugal com coros e orquestras, dos quais se destacam os Concertos para Jovens Músicos, organizados pela Juventude Musical Portuguesa (JMP), e o Concerto Bilingue (Português-Finlandes), em que dirigiu também o Coro Juvenalis (Finlândia). Em Maio de 2004, fundou em Lisboa a Orquestra de Cordas Camerata Stradiversus, da qual foi maestro titular.

Foi ainda professor de Análise e Técnicas de Composição e de Música de Câmara na Escola Profissional de Artes de Mirandela (2003 a 2005) tendo também leccionado na Escola Profissional da Beira Interior, no ano lectivo de 2005/2006. Ainda em 2006, participou no II Festival da Beira Interior e dirigiu a Orquestra do Conservatório Regional de Castelo Branco com música de séc. XX com obras de Poulenc, Debussy, Stravinsky e Ginastera.

Actualmente, é maestro titular da Orquestra do Circulo de Música de Câmara e maestro das Orquestras Spiritus (Sopros) e Cordicitus (Cordas) do Conservatório Regional de Castelo Branco (CRCB), bem como da Orquestra Sinfónica do CRCB. Dirige, ainda, o Coro Académico Egas Moniz no Campus Universitário Egas Moniz. 


Mensagem anterior por data: [Archport] DE QUEM SÃO OS TESOUROS DO MAR? Próxima mensagem por data: [Archport] A propósito dos banhos islâmicos de Loulé...
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Concert à l'âge de pierre : lejournal.cnrs.fr Próxima mensagem por assunto: [Archport] Concerto dia 15 no Museu do Côa