[Archport] Petição das incertezas
Caros, archportianos
Na sequência da petição que vimos desenvolvendo, "Destino incerto para a Biblioteca, Arquivo e Publicações do ex-IPA, hoje IGESPAR, IP" foi solicitada uma audiência ao Sr. Ministro da Cultura para entrega da documentação produzida, nomeadamente as assinaturas até agora reunidas, que totalizam mais de 1400. Para tal considerámos importante associar a este momento as duas associações arqueológicas mais representativas, nomeadamente a Associação de Arqueólogos Portugueses (AAP), pela pessoa do seu Presidente, José Arnaud, e a Associação Profissional de Arqueólogos (APA), pela pessoa da sua Presidente, Maria José de Almeida. Ambos acompanharam José de Encarnação nesta demanda ao Gabinete do Ministro da Cultura no dia 3 de Julho.
Foram recebidos pelo Chefe do Gabinete, Dr. Luís Chaby Vaz, que transmitiu as felicitações do Sr. Ministro da Cultura pela iniciativa cívica dos subscritores da petição. Afirmou ser este um assunto acompanhado atentamente pelo Sr. Ministro, garantindo que estão a ser envidados todos os esforços para que seja encontrada uma solução que possa alojar com dignidade todos os serviços do ex-IPA actualmente instalados na Avenida da Índia. Dada a complexidade da matéria e o grau de envolvimento inter-ministerial das negociações, declarou não poder adiantar mais informação sobre esta matéria.
Quanto às questões colocadas sobre a preocupação dos subscritores da petição, e das duas associações presentes, sobre a forma como estão a ser conduzidas as políticas nacionais relativas ao património arqueológico e ao exercício da actividade arqueológica, o Chefe do Gabinete do Ministro da Cultura mostrou-se consciente dos problemas existentes, afirmando que a aplicação do PRACE ao Ministério da Cultura causou sérios problemas ao funcionamento deste organismo. Garantiu contudo que a actual equipa ministerial está a trabalhar no sentido de minorar os danos causados pela restruturação administrativa dos serviços.
Rui Boaventura