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[Archport] RE: Opinião Expresso Miguel Sousa Tavares

To :   <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] RE: Opinião Expresso Miguel Sousa Tavares
From :   António Fernandes <batarda@hotmail.com>
Date :   Wed, 9 Jul 2008 21:48:18 +0000


A minha alma está parva...
Será arqueólogo?
 
António Batarda
batarda@hotmail.com



Date: Wed, 9 Jul 2008 22:11:24 +0100
From: filipe.bmoniz@gmail.com
To: Archport@ci.uc.pt
Subject: Re: [Archport] Opinião Expresso Miguel Sousa Tavares

Concordo com a opinião de Miguel Sousa Tavares. Já há muito que defendo serrarem as pedras, meterem debaixo de telha num museu criado para o efeito com umas fotos das sua localização original de modo a poder ser feita a barragem.
As gravuras deixam muitas dúvidas e só por má fé os especialistas podem afirmar que são 100% genuínas. Não me admirava que um dia se provasse que este é um grande embuste. A defesa do Sabor um dos últimos rios selvagens da europa é por demais importante!
 
filipe


 
2008/7/9 Tiago Fontes <liberdadesempre@gmail.com>:
Olá a todos.
 
Gostaria de partilhar esta pérola de opinião douta e sustentada por parte de um dos mais reputados opinion makers de Portugal, Miguel Sousa Tavares publicada no Expresso de 5 de Julho de 2008, na sua primeira parte sobre Foz Côa:
 
"1 A história das gravuras de Foz Côa e da futura barragem do Sabor é uma lição exemplar dos malefícios da demagogia, servida na política. Guterres tinha acabado de chegar a primeiro-ministro e, dos disponíveis dos Estados Gerais, foi buscar para ministro da Cultura Manuel Maria Carrilho (que, depois e quando a nave socialista começou a meter água, foi o primeiro a saltar fora e, desmentindo a máxima de Guterres de que 'Roma não paga a traidores', acaba por ser compensado com o melhor tacho de todo o Estado português - o de embaixador na UNESCO). Juntos à época, Guterres e Carrilho resolveram inaugurar o mandato com uma decisão grandiosa: cancelava-se a barragem de Foz Côa, já em construção, e a benefício da preservação de uns tacanhos rabiscos numas pedras, que alguns 'sábios' e alguns oportunistas decretaram ser gravuras paleolíticas. E nem a desfeita causada pela maior autoridade mundial na matéria - que, levado a ver os rabiscos, sentenciou que o suposto Paleolítico teria entre trinta e trezentos anos - abalou o entusiasmo e a determinação dos então governantes em jurar que, a partir daí, o património cultural teria prioridade sobre tudo o resto.
 
A barragem prevista foi, pois, suspensa e, quanto às gravuras, sabe-se o que aconteceu: as prometidas excursões de milhares e milhares de portugueses e europeus previstas jamais aconteceram; o novo modelo de 'turismo cultural', que ali se iniciaria, foi nado-morto; não aconteceram os trabalhos científicos anunciados nem o interesse mundial naquela fantástica descoberta. Em contrapartida, arranjou-se uns lugares vitalícios para funcionários do Paleolítico e, vá lá, vá lá, desistiu-se de lhes fazer a vontade gastando mais uns milhões num museu sem conteúdo e sem qualquer viabilidade económica. Mas a barragem fazia falta à EDP e fazia falta à regularização do curso navegável do Douro. Por isso, não avançando Foz Côa, avança a barragem do Sabor, cuja construção Sócrates acaba de adjudicar.

Acontece que o Sabor, para quem não conhece, é, talvez, o mais bonito rio de Portugal, o mais preservado, o mais selvagem. Se passassem nas televisões um filme sobre os rabiscos de Foz Côa e outro sobre o curso do Sabor, as pessoas ficariam chocadas ao perceber aquilo que se decidiu preservar e aquilo que se decidiu destruir. O suposto Paleolítico derrotou o presente e o futuro. A invocada cultura afogou a beleza - um contra-senso filosófico que nem o dr. Carrilho conseguiria explicar. Nós destruímos os rios (e em nome do 'ambiente', como explicou Sócrates) e depois gastamos dinheiro a construir, e ainda bem, fluviários para explicar às criancinhas o que é um rio. O problema é que, se as "gravuras não sabem nadar", os rios não sabem protestar. E é assim que se governa, quando o mais fácil é ceder à demagogia."
Saudações a todos,
Tiago Fontes.
 

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