Lista archport

Mensagem

[Archport] Guerreiros Castrejos - Deuses e Heróis nas Alturas do Barroso

To :   "archport" <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Guerreiros Castrejos - Deuses e Heróis nas Alturas do Barroso
From :   José d'Encarnação <jde@fl.uc.pt>
Date :   Wed, 8 Oct 2008 12:37:01 +0100

            Realizou-se em Boticas, como aqui foi anunciado, de 26 a 28 de Setembro, p. p., um Colóquio Internacional subordinado ao tema Guerreiros Castrejos ? Deuses e Heróis nas Alturas do Barroso.

            Concomitantemente, porém, inaugurou-se, no átrio da Câmara Municipal, uma exposição de guerreiros comissariada pelo Doutor Armando Coelho Ferreira da Silva e também pelo Dr. Luís Raposo, na qualidade de director do Museu Nacional de Arqueologia (uma das entidades que colaborou na organização da mostra).

            São, ao todo, 10 significativas esculturas (inclui-se, entre elas, por exemplo, a curiosa representação de um feto humano), de que Armando Coelho preparou a respectiva ficha, fazendo preceder esse catálogo de um texto que visa contextualizar essa estatuária «no quadro geográfico, cronológico e cultural da proto-história do Noroeste peninsular, em que este conjunto iconográfico constitui uma das expressões arqueológicas mais significativas da área meridional castreja».

            A exposição ? a não perder! ? estará patente até ao próximo dia 26.

 

            Aproveita-se o ensejo para referir que já se encontra disponível a 2ª edição, actualizada e com novas e mais aliciantes ?roupagens?, do livro de Armando Coelho Ferreira da Silva, A Cultura Castreja no Noroeste de Portugal, numa edição da Câmara Municipal de Paços de Ferreira (2008) [ISBN: 978-972-9408-28-1], entidade a quem poderá ser solicitada (geral@cm-pacosdeferreira.pt).

            551 páginas de texto, mais umas 150 de estampas de excelente qualidade. 3 capítulos (para além da introdução, conclusão e bibliografia):

            ? o habitat castrejo: evolução e cronologias (implantação e estruturação dos povoados);

            ? economia e ergologia (actividades de subsistência e artesanais);

            ? a organização da sociedade (o grupo familiar, as unidades suprafamiliares, a religião).

            A actualização esperada de um volume há muito esgotado e cuja reedição se impunha!

 

                                                                                                         José d'Encarnação

Mensagem anterior por data: [Archport] Iªs Jornadas do Património de Ferreira do Alentejo Próxima mensagem por data: [Archport] PARCERIA ENTRE EMPRESAS INOVADORAS NO ESPAÇO PORTUGUÊS DA ARTE
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Guerreiro da Escrita do Sudoeste marca Almodôvar Próxima mensagem por assunto: [Archport] Guia das Cerâmicas de Produção Local de Bracara Augusta