Lista archport

Mensagem

[Archport] Guia das Cerâmicas de Produção Local de Bracara Augusta

To :   "archport" <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Guia das Cerâmicas de Produção Local de Bracara Augusta
From :   José d'Encarnação <jde@fl.uc.pt>
Date :   Tue, 15 Dec 2009 11:03:48 -0000

Guia das Cerâmicas de Produção Local de Bracara Augusta

 

            Da autoria de dois dos mais conceituados especialistas na cerâmica de Bracara Augusta, Manuela Delgado e Rui Morais, este Guia das Cerâmicas de Produção Local de Bracara Augusta (ISBN: 978-989-8351-00-5; edição do CITCEM ? Centro de Investigação Transdisciplinar ? Cultura, Espaço e Memória) afirma-se como excelente instrumento de trabalho para quantos se dedicam à investigação numa área da Arqueologia que, aparentemente modesta, nos traz sempre inúmeras informações, porque, na verdade, a cerâmica é? de todos os dias e imprescindível!

            No prefácio, Isabel Silva, directora do Museu D. Diogo de Sousa, natural depositário da maior parte dessas cerâmicas, saúda os autores e salienta «o rigor e o entusiasmo com que ambos gostam de transmitir o que sabem, sem cedências à facilidade e auto-convencimento».

            Assina Adília Alarcão a apresentação, a dar conta da oportunidade da obra, das suas características e do seu enquadramento no âmbito da aturada investigação que, desde 1976 (data da criação do Campo Arqueológico de Braga), na cidade tem sido levada a cabo. «Não se espere», escreve, «encontrar uma tipologia para cada categoria de cerâmica», porque a obra se apresenta como um guia, em que os objectos «são seleccionados por grupos funcionais» «e seleccionados pela variação que oferecem de uma mesma forma». E realça Adília Alarcão, a concluir, o alcance de se dispor não apenas do texto escrito e bem ilustrado, mas também do CD que acompanha o livro, a permitir uma eficaz interactividade.

            Com breve introdução seguida de estampas legendadas, exemplificam-se os seguintes tipos de cerâmica: de tradição indígena., cinzenta fina polida e cinzenta alto-imperial, bracarense, de paredes finas, pintada, de engobe vermelho, de engobe branco, cinzenta tardia, comum fina, comum grosseira, vidrada, ânforas, lucernas, vária. A Jorge Ribeiro coube a missão de referir os materiais de construção em argila. No final, a bibliografia.

            128 páginas muito bem apresentadas e impressas, uma capa deveras sugestiva, uma obra? exemplar!

 

                                                                                                          José d'Encarnação


Mensagem anterior por data: [Archport] Novas publicações Próxima mensagem por data: [Archport] O Sol Greco-Romano
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Guerreiros Castrejos - Deuses e Heróis nas Alturas do Barroso Próxima mensagem por assunto: [Archport] Guide de l'épigraphiste 7e éd.