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[Archport] Cuidado com as encomendas de livros de fora da Europa que passam pela UPS

To :   Archport <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Cuidado com as encomendas de livros de fora da Europa que passam pela UPS
From :   Luis arkeotavira <luisfraga@arkeotavira.com>
Date :   Fri, 10 Oct 2008 12:47:11 +0100

Caros Archportianos

Lamento sinceramente por ter de ocupar este espaço e a Vossa atenção com um assunto deste natureza.

Tal como muitos de Vós, há anos que compro livros especializados pela Internet.

Apesar dos livros americanos serem geralmente mais baratos do que no Reino Unido, tem compensado encomendá-los aqui devido aos portes mais baratos e à ausência de verificações alfandegárias.

Porém, não é raro ser levado a comprar directamente nos EUA, aliciado pelo crescimento da rede de pequenas livrarias integradas nos grandes vendedores em linha, que disponibilizam livros especializados e excluídos do mercado britânico e, sobretudo, edições há muito esgotadas a preços por vezes incríveis.

Como os pagamentos se realizam através dos grandes vendedores e é usada a distribuição dos CTT, não existem geralmente problemas, excepto o eventual atraso de semanas quando o pacote é verificado. Mesmo nestes casos a burocracia é inexistente. Como se sabe, os livros não pagam direitos alfandegários mas apenas 5% de IVA, acrescida do custo da verificação alfandegária, que tem um custo relativamente comportável (salvo erro 5-15 euros).

Porém, há dias necessitei de um livro com urgência e resolvi encomendá-lo directamente à editora, que recorre à UPS como transportadora. As tarifas são elevadíssimas (43 USD, 45% do custo do livro neste caso) mas a entrega é garantida no domicílio em 3 dias úteis.

Após confirmação por correio electrónico da expedição recebi um telefonema da UPS (Maia) em que me perguntavam se queria levantar a encomenda que tinham para mim, pois devia pagar previamente o IVA assim como uma alcavala de 55 (cinquenta e cinco) euros devida ao verificador de alfândega privado que a UPS da Maia contrata (!), para além dos impressos alfandegários que devia preencher. A entrega final do livro não teria data assegurada, dependendo da "disponibilidade" desse funcionário e dos seus colegas da alfândega.

Disseram ainda que se eu recusasse (pelo telefone!), a operação ficaria anulada e o livro seria devolvido!

Deixo as ilações à Vossa consideração. Penso tratar-se de um esquema montado de extorsão e chantagem que deve ser alertado e denunciado.

Saudações cordiais

Luís Fraga da Silva



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