Lista archport

Mensagem

[Archport] L'Année Épigraphique 2005

To :   "archport" <archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] L'Année Épigraphique 2005
From :   José d'Encarnação <jde@fl.uc.pt>
Date :   Thu, 20 Nov 2008 19:29:12 -0000

            Dirigido por Mireille Corbier, tendo como secretários de redacção Patrick Le Roux e Sylvie Dardaigne, e Isabelle Fauduet e Mihai Popescu naqulaide de assistantesnte s de redacção, a revista L?Année Épigraphique [ISSN: 0066-2348, PUF ? Presses Universitaires de France] constitui, na actualidade, um repositório de imprescindível consulta para quem deseje conhecer tudo quanto se publicou, no ano a que a edição se refere, no domínio dos monumentos epigráficos romanos.

            O volume respeitante a 2005, recentemente em distribuição (edição de Agosto de 2008), é prova cabal do que se acaba de referir: 1739 números correspondentes a inscrições singulares e/ou a obras de carácter geral mas que nos documentos epigráficos hauriram informação, num total de 829 páginas!

            E se de cada epígrafe publicada (AE não inclui, habitualmente, inéditos) se dá conta, em síntese, do seu conteúdo e interesse, apresentando-se todos os elementos susceptíveis de dela traçarem um ?retrato? completo, também os vários editores se não escusam a tecer o seu comentário, ainda que muito breve e com base nos dados de que dispõem.

            Está cada volume ordenado por ordem geográfica antiga e, por isso, depois de um capítulo de «generalidades» (arrumadas por assuntos), passa-se em revista a documentação epigráfica ? e falamos, agora, do volume de 2005 ? da Itália, das ilhas do Mar Tirreno, das Províncias Ibéricas, Bretanha, Províncias Alpinas, Gálias, Germânias, Províncias Danubianas, Províncias Balcânicas, Ásia Menor, Próximo Oriente, da África e monumentos de procedência desconhecida. De não somenos interesse são os índices temáticos, verdadeiro manancial informativo, que, no volume em apreço, ocupam as p. 649-829.

            Não nos sendo possível com facilidade dar conta do que se escreve sobre o Norte de Portugal ? adscrito, como se sabe, na época romana, à Província da Hispânia Citerior ?, diga-se, a título de exemplo, que, no que se refere à Lusitânia, há «generalidades» (nºs 716 a 726) e as inscrições, lugar a lugar, em território português, vão desde o nº 727 ao 759.

 

                                                                                                         José d'Encarnação

                                                       


Mensagem anterior por data: [Archport] Fórum Ciência Viva 2008 Próxima mensagem por data: [Archport] Mais um livro sobre o Sul da Lusitânia romana
Mensagem anterior por assunto: [Archport] L' abbé Breuil. Un préhistorien dans le siècle. Arnaud Hurel, Paris, CNRS Éditions, 2011. Próxima mensagem por assunto: [Archport] L'Année Épigraphique 2010