--- Begin Message ---
Caro João Paulo Pereira,
a inclusão de disciplinas onde se aborda a temática SIG e outras técnicas de tratamento da informação cartográfica em Arqueologia, prestado pelas universidades é uma realidade em alguns países europeus. Posso-lhe dizer que na Eslovénia o ensino da Arqueologia engloba os SIG´s,... porque não em Portugal? Lembro que a Eslovénia é um membro muito recente da União Europeia, mas parece que em termos arqueológicos anda una anitos mais à frente... é só uma achega.
A ideia da criação de uma base de dados onde os investigadores pudessem aceder livremente, com a devida responsabilidade, é como disse, uma ideia já com barbas bem longas. MAs não acha que seria exequível? Pois eu acho que sim.
PAra isso, bastaria atribuir uma senha, de acordo como o pedido de autorização dos trabalhos arqueológicos e só nesses casos, de forma a garantir o devido uso dessas fontes. Não é uma realidade utópica. Só o é neste país...
Em outros países, não muito distantes, o livre acesso a cartografia georeferenciada, assim como às correspondentes shapefiles é uma realidade. Porque será que neste país se paga e bem, para tudo?
Não seria melhor o livre acesso a essa informação a quem necessitasse dela, enquadrados em projectos de investigação, trabalhos arqueológicos e teses de mestrado e doutoramento. Já para não falar desse acesso a estudantes de Arqueologia.
Por forma a garantir a segurança e responsabilidade no uso das mesmas bastaria, a meu ver, a certificação profissional, consoante o tipo de trabalho a efectuar.
Fora disso e sem autorização de uma entidade superior responsável e capaz (e aqui é que a porca torce o rabo!!!), não se poderia aceder à dita informação.
Cumprimentos
Jorge Pinho
---------------------- MENSAGEM ORIGINAL ----------------------
Puxar de galões ...
A mensagem inicial deveria querer dizer / propor a administração do ensino de SIG inserido num curso de arqueologia, seja ele licenciatura e ou mestrado, ou seja, mais uma disciplina para fazer?
Isso existe mesmo?
Se existe é obrigatória (deveria ser)?
Quanto ao aceder à informação arqueológica georeferênciada de forma partilhada, responsável pelos arqueólogos e instituições tutelares (admnistração central, regional e escolas) seria uma boa ideia, mas infelizmente tem barbas e maiores quea as minhas ...
João Paulo Pereira
O conteúdo da mensagem não é da responsabilidade da Instituição.
_______________________________________________
Archport mailing list
Archport@ci.uc.pt
http://ml.ci.uc.pt/mailman/listinfo/archport
--- End Message ---