Lista archport

Mensagem

[Archport] Presidente da Republica recebeu a PP-Cult

To :   "ARCHPORT" <Archport@ci.uc.pt>
Subject :   [Archport] Presidente da Republica recebeu a PP-Cult
From :   "ICOM Portugal" <info@icom-portugal.org>
Date :   Tue, 20 Jan 2009 19:20:12 -0000

O PRESIDENTE DA REPUBLICA RECEBEU A PLATAFORMA PELO PATRIMÓNIO CULTURAL (PP-CULT)

 

Conforme noticiado anteriormente, uma delegação da Plataforma pelo Património Cultural (PP-Cult) foi hoje recebida pelo senhor Presidente da República, que na ocasião declarou o seu agrado pela atenção deste conjunto de Associações de Conservação no registo e diagnóstico de problemas estruturais da conservação patrimonial mas também, e sobretudo, por esta Plataforma de Associações Patrimoniais se concentrar também no estudo das novas oportunidades e dos novos desígnios, procurando descortinar soluções contemporâneas para antigos problemas.

No decorrer da audição, a Plataforma PP-Cult apresentou ao senhor Presidente da República, Professor Cavaco Silva, dois dossiês. O primeiro, relaciona-se com os problemas que se verificam na conservação do património cultural português e das oportunidades que este património permite para um novo, mais sustentável, desenvolvimento. Assim como as motivações e necessidades de reflexão conjunta que levaram ao surgimento da própria Plataforma pelo Património Cultural (PP-Cult). O segundo dossiê, aborda a problemática sugerida pela nova Proposta de Lei sobre o Regime Geral dos Bens do Domínio Público, na qual se incluem medidas que estão a ser fortemente contestadas pelas associações de defesa do património e também por alguns grupos parlamentares. Tratou-se aqui, sobretudo, de estudar as dramáticas alterações que introduz esta iniciativa legislativa na regulação da dominialidade do Património Classificado, alterações que constituem uma inversão dramática de sentido das políticas seculares seguidas até ao presente e que, se aplicadas, teriam fortíssimas repercussões nas políticas de conservação do património cultural português.

O senhor Presidente da República, foi ainda convidado e aceitou dar o seu alto patrocínio a uma iniciativa conjunta da PP-Cult e do Magnífico Reitor da Universidade de Coimbra, a ter lugar em 18 de Abril, Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Sendo tema escolhido em 2009 pelo ICOMOS ?o Património e a Ciência?, a Plataforma PP-Cult, será organizada na Universidade de Coimbra uma grande conferência que terá como título O Património como Oportunidade e Desígnio Nacional. Ciência, Sociedade e Cultura, na qual se conta com a presença de grandes vultos da ciência e cultura contemporânea portuguesa. Na mesma ocasião serão apresentados publicamente as novas iniciativas da Universidade de Coimbra na área patrimonial, de que se salienta o projecto do novo Museu das Ciências e a própria candidatura da Universidade a inscrição na Lista do Património Mundial da UNESCO.

 

[notícia da agência LUSA]

 

Cultura

Património: Presidente da República "está preocupado"

Lisboa, 20 Jan (Lusa) - O Presidente da República "está preocupado com as questões do património português", disse hoje, em Lisboa, João Neto, membro da Plataforma pelo Património Cultural (PP-Cult), à saída de uma audiência com o Chefe de Estado.

João Neto afirmou que o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, com esta audiência, "abriu um canal" à Plataforma, e "vai intervir com esta estrutura", que agrega mais de vinte associações do sector.

"O Presidente da República está atento e vai intervir connosco", salientou João Neto.

Entre os projectos futuros em que Cavaco Silva estará com a Plataforma, estão a atribuição do estatuto "de Alto Patrocínio" ao congresso que se realizará em Coimbra, a 18 de Abril - Dia Mundial dos Monumentos e Sítios, com o título "O Património como Oportunidade e Desígnio Nacional".

Neste congresso, que reunirá "os principais especialistas nacionais e estrangeiros", segundo a Plataforma, será apresentada a candidatura da Universidade de Coimbra à UNESCO para classificação como Património da Humanidade.

Hoje, em Belém, aos jornalistas, a Plataforma refirmou que há uma ausência de uma política estruturante para o património e questionou a venda e alienação de monumentos sem regras, referiu João Neto.

Este foi o primeiro encontro da estrutura com um órgão de soberania, tendo-se mostrado disponível para reunir-se com a Assembleia da República, Ministério da Cultura e partidos políticos, a quem enviaram também documentos de trabalho.

NL.

Lusa/Fim

© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.
2009-01-20 13:20:01


Mensagem anterior por data: [Archport] Apresentação pública da revista Açafa On-line Próxima mensagem por data: [Archport] Deitar mais uma acha na fogueira...
Mensagem anterior por assunto: Re: [Archport] Presidente da APA Próxima mensagem por assunto: [Archport] Primera Circula JIA2010