1 a 7 de Fevereiro
Rua da Trindade, 18 (ao Largo do Carmo)
Acupunctura Urbana e Reabilitação conversa entre os arquitectos Paulo Serôdio, Ricardo Carvalho, Filipe Mónica e Manuel Salgado à volta dos pequenos projectos e dos grandes planos para a área da Baixa-Chiado | Oficina de Desenho científico, técnico, artístico... cinco sessões a partir de seis disciplinas, com Ana Jotta, Jorge Gaspar, Guida Casella, Fernando Brízio, Fernando Poeiras, Alexandre Estrela, João Favila Menezes e Rui Mendes | Quatro Quartetos em duas sessões duplas com Whit, Flu, Quarteto Zyryab e Sei Miguel do gira-disquismo ao jazz, do erudito ao "noise" electrónico | Feira Franca de desenho, ilustração, fanzines, etc
Calendário
1 Fevereiro | 16h | Acupunctura Urbana e Reabilitação: os pequenos projectos e os grandes planos
com a participação dos arquitectos Paulo Serôdio, Ricardo Carvalho, Filipe Mónica e Manuel Salgado
entrada livre
2 a 7 de Fevereiro | vários horários | Oficina de Desenho
2 de Fev, segunda-feira, 18h - João Favila Menezes e Rui Mendes
3 de Fev, terça-feira, 18h - Fernando Brízio e Fernando Poeiras
4 de Fev, quarta-feira, 21:30h - Alexandre Estrela
5 de Fev, quinta-feira, 18h - Guida Casella
6 de Fev, sexta-feira, 18h - Jorge Gaspar + Ana Jotta
bilhetes: 2 € por sessão
inscrição facultativa em projecto.chao@gmail@com
6 e 7 de Fevereiro | 22h | Quatro Quartetos
sexta-feira, 6 de Fev, 22h | Whit e Flu
sábado, 7 de Fev, 22h | Quarteto Zyryab e Sei Miguel
bilhetes: 5 € por noite
7 de Fevereiro | das 15h às 20h | Feira Franca
som: Yari e Nuno Bernardino
entrada livre
Morada Rua da Trindade, nº 18 (ao Largo do Carmo)
Transportes Metro Baixa-Chiado, Eléctrico 28, Autocarros 58 e 790
Contacto | projecto.chao@gmail.com
+ info em:
http://www.projectochao.blogspot.com/ http://www.myspace.com/projectochao/
Chão é um projecto que propõe a ocupação temporária de espaços urbanos devolutos ou em transição, através de actividades concebidas a partir da especificidade de cada local.
Rua da Trindade, 18. Erguido numa pequena parcela do terreno outrora pertencente ao Convento da Trindade, o edifício nº 18 da Rua da Trindade, ao Largo do Carmo, foi ocupado durante o século XX pela "Reparadora Electro-Mecânica D. Moura", pela oficina metalúrgica de "D. Moura, Sucessores, Lda", e, consecutivamente, pelos escritórios e gabinetes de projecto e de desenho das empresas FRINIL (Frio Naval e Industrial) e ENI (Electricidade Naval e Industrial).Em 2001 o edifício foi adquirido pelo arquitecto Paulo Serôdio, que projectou a sua remodelação em habitações. O projecto nunca foi construído e, presentemente, o edifício encontra-se à venda.
Programa
Com o programa proposto pretende-se explorar as características arquitectónicas do edifício nº 18 da Rua da Trindade, e a prática de projecto e de desenho associadas ao seu passado mais recente, nomeadamente, durante a ocupação do recinto pelas empresas FRINIL e ENI, e durante o período em que este esteve vazio, mas em que o próprio edifício foi objecto de projecto.
1. Acupunctura Urbana e Reabilitação – Os pequenos projectos e os grandes planos – Conversa
Apresentação do projecto de remodelação do edifício da Rua da Trindade nº 18 da autoria do arquitecto Paulo Serôdio. O projecto, até hoje não construído, dará o mote a uma conversa à volta da relação entre as intervenções arquitectónicas pontuais e os grandes planos de reabilitação. O exemplo da Baixa-Chiado será ainda abordado pelos arquitectos Ricardo Carvalho e Filipe Mónica, que intervieram já na zona, e pelo arquitecto Manuel Salgado, actual Vereador do Pelouro do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa.
2. Oficina de Desenho
O Desenho será abordado durante cinco sessões ao longo da semana, a partir de diferentes disciplinas. As intervenções poderão tomar a forma de aulas práticas, conferências ou acções, em sessões orientadas individualmente, em parceria ou em simultâneo. O programa começará com uma aula teórica dos arquitectos João Favila Menezes e Rui Mendes (2ª-feira), seguindo-se uma aula conjunta pelo designer Fernando Brízio e Fernando Poeiras da área das Ciências da Comunicação (3ª-feira), a apresentação dos projectos "Manual" e "Handling the Void" pelo artista Alexandre Estrela (4ª-feira), a demonstração/sessão de desenho arqueológico pela ilustradora científica Guida Casella (5ª-feira) e, na última sessão, a palestra do geógrafo e professor catedrático jubilado Jorge Gaspar, que acontecerá em simultâneo com a acção "Santa Fé" da artista Ana Jotta (6ª-feira).
3. Quatro Quartetos
Quatro projectos portugueses serão desafiados a explorar as características arquitectónicas e acústicas do espaço, em duas noites de concertos:
Whit, projecto de "gira-disquismo" (vulgo pratos de vinil) com Nuno Moita, Miguel Sá, Fernando Fadigas e Pedro Lopes; Flu reúne Gabriel Ferrandini (bateria), Bruno Parrinha (sax alto, electrónica), Diogo Palma (baixo), e Travassos (tapes, noise), num projecto novo que recebe influências do free jazz e do "noise" electrónico; Quarteto Zyryab, formado por Luís Roldão, Ricardo Nogueira, Daniel Sousa e Luís Aveiro, todos em guitarra, irão interpretar peças de Leo Brouwer, Flores Chaviano, Carlos Paredes (com arranjos de Pedro Louzeiro), Ka'mi e Marco Oppedisano; Sei Miguel Unit Core com Guilherme Rodrigues, contará com Sei Miguel (trompete, escrita e direcção), Fala Mariam (trombone alto), César Burago (percussão) e o convidado Guilherme Rodrigues (violoncelo).
4. Feira Franca
No seguimento da Oficina de Desenho, será realizada uma Feira Franca dedicada a esta disciplina. Para além das áreas abordadas ao longo da oficina, pretende-se dar também visibilidade à crescente produção associada à ilustração e ao grafitti e a suportes como revistas, fanzines, cartazes, flyers, capas de discos, etc.Assim, convidam-se os desenhadores residentes em Lisboa, ou de passagem, a trazer as suas pastas, blocos, cadernos ou "books". O som estará a cargo de Yari e Nuno Bernardino.
Apoios: Junta de Freguesia do Sacramento, Museu Arqueológico do Carmo, Casa Ermelinda Freitas e Cinzento Neutro
convite chao.jpg
Description: JPEG image
Mensagem anterior por data: Re: [Archport] Should Auschwitz be left to decay? | Próxima mensagem por data: Re: [Archport] Should Auschwitz be left to decay? |
Mensagem anterior por assunto: [Archport] Aula aberta FCSH-UNL: Prof. Doutor Vítor Oliveira Jorge | Próxima mensagem por assunto: [Archport] AUMENTO DE PROPINAS- Quem disse que o ensino é público? |